Liesa explica: resultados do Oscar na Sapucaí sim, mas o telão é para os desfiles
Compartilhar

Telão na Sapucaí (24/02) que será utilizado para a exibição dos desfiles do Carnaval 2025. Foto: Júlia Mota
Há menos de uma semana do início do Carnaval e da cerimônia do Oscar 2025, a transmissão com imagens da aguardada premiação de cinema durante os desfiles de domingo não deve acontecer. Nos últimos dias, circula um rumor de que a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) estaria planejando transmitir o Oscar ao vivo durante as apresentações das escolas de samba no dia 2 de março. A notícia gerou grande expectativa entre os foliões e os amantes do cinema, com muitos imaginando uma fusão inusitada entre o glamour de Hollywood e o espetáculo do carnaval.
O suposto telão que exibiria o evento não passa de um boato e a Liesa esclareceu que nunca houve planos para uma transmissão ao vivo da premiação na Sapucaí. O Portal de Jornalismo foi até a Avenida Rio Branco, número quatro no décimo sétimo andar, sede da Liesa, e conversou com o Assessor de Comunicação Ralph Guichard.
Ele explicou que a confusão se deu a partir de informações desencontradas que circulavam nas redes sociais. Também há o fato do presidente da Liesa, Gabriel David, de 27 anos, ter declarado em entrevista exclusiva concedida ao gshow, no dia 30 de janeiro e repercutida em outros portais, que haveria a transmissão do evento e, neste caso, o termo “transmitir” usado pelo presidente, pode ter provocado diferentes interpretações.
O que se espera é que a Liga comunique os resultados do Oscar ao vivo durante o desfile das escolas de samba. De acordo com Ralph, “a ideia é honrar as indicações inéditas de uma produção brasileira, da cultura brasileira. Anunciaremos os resultados, possivelmente, por microfones e anúncios pelo sistema de som, entre o desfile de uma escola e outra”.
Ou seja, o público presente no Sambódromo, deve receber as atualizações sobre os vencedores da maior premiação do cinema, mas como enfatiza Ralph, não haverá uma exibição completa da cerimônia, mesmo porque “não temos os direitos de transmissão”. “Além de não possuirmos os direitos de imagem, não queremos atrapalhar as apresentações das agremiações e, por acaso, dividir a atenção do público presente no Sambódromo”, sinaliza Ralph.
Essa decisão reforça o compromisso da Liesa com a celebração do carnaval ao garantir que o foco do evento siga sendo o desfile das escolas de samba, enquanto o Oscar seja um atrativo adicional. Se a divulgação dos resultados do Oscar realmente ocorrer na avenida, a estimativa é que os anúncios sejam feitos no intervalo entre as apresentações das escolas Unidos de Padre Miguel e Imperatriz Leopoldinense, por volta das 23:30h, aproximadamente.
Com o sucesso e as indicações do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, o público levantou a possibilidade que uma das cerimônias mais prestigiadas do cinema pudesse ser exibida na Sapucaí. A confusão gerada pelos rumores destaca o poder de mobilização das redes sociais, mas também lembra a importância de informações oficiais.
A emissora detentora dos direitos de exibição dos dois eventos na TV Aberta irá transmitir a festividade carioca apenas para o Estado do Rio, enquanto o resto do Brasil acompanha a premiação em Hollywood. Para os moradores fluminenses, as únicas opções para acompanhar a entrega das estatuetas serão pela TV paga ou streaming.
Reportagem: Bebeto de Pinho, Júlia Mota, Pedro Henrique Mello, Taís Vianna e Yan Fernandes;
Supervisão: Vinicius Carvalho;
Foto de Capa: Júlia Mota