No último sábado (24), ocorreu, na Galeria da Gávea, a abertura da exposição “Deixa falar”, do fotógrafo Rogério Reis, com a curadoria de Evandro Salles. A mostra, com 70 fotos, apresenta um ensaio fotográfico feito ao longo de muitos anos, que se inicia no carnaval de 1986. Com a colaboração do fotógrafo Zeka Araújo e do sociólogo Maurício Lissovsky, Rogério estende uma lona, o fundo de suas imagens, em redutos urbanos do carnaval de rua carioca.
Rogério Reis, fotógrafo, em sua nova exposição “Deixa Falar”. Foto: Ana Lúcia Araújo.
Na década de 1980, Reis, como fotógrafo de rua, passou a perceber o carnaval do Sambódromo como algo engessado, com alas bem coreografadas e fácil espetacularização midiática, o que não combinava com a espontaneidade que ele buscava. Diante disso, decidiu voltar-se para o carnaval feito nas ruas: “Na expressão artística, o gesto é muito importante, e eu cometi o gesto de virar as costas para o Sambódromo, que é sedutor, e fui para o subúrbio. Comecei a pegar o ramal da Vila Brasil, a olhar outros carnavais.”
Com essa iniciativa, Rogério mostra resistência ao trazer o olhar das fontes, as formas e as vozes da cultura popular carioca — um projeto que perdura até o ano de 2003. Em 2025, 22 anos depois, Rogério retoma a ideia de estender a lona e fotografar novos personagens em outro momento.
O espaço em que as obras estão expostas é dividido em duas salas: uma no subsolo, com fotografias tiradas com sua Hasselblad de negativo quadrado, e outra no térreo, com as fotos mais recentes e sua nova série, “Samba no Pé”. “Vamos explorar esse backlight, botar uma foto. Ah, o pé-direito é grande, vamos subir. Embaixo, o teto é baixo, foto pequena. Você conseguir dialogar com esse espaço é importante”, comenta Rogério Reis sobre o local da exposição. A mostra fica disponível para visitação na Galeria da Gávea até o dia 18 de julho.
Público visitando a exposição e explorando os diferentes ambientes da Galeria da Gávea. Foto: Kaylane Pedroso.
Público conhecendo a exposição de Rogério Reis. Foto: Kaylane Pedroso.
Foto no jardim explorando todos os ambientes da Galeria. Foto: Kaylane Pedroso
Foto: Kaylane Pedroso.
Foto: Kaylane Pedroso
Foto: Kaylane Pedroso.
Foto: Kaylane Pedroso.
Fotos: Ana Lúcia Araújo e Kaylane Pedroso
Reportagem: Júlia Mota
Supervisão: Ana Lúcia Araújo e Vinicius Carvalho