CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

O que é o Movimento Verde Amarelo, torcida que representará o Brasil no Catar

Compartilhar

O Movimento Verde Amarelo é a primeira torcida organizada nacional do Brasil. Criado em 2008, o projeto tem como objetivo revolucionar a forma de como os brasileiros torcem e dão apoio para suas seleções e atletas. A ideia veio quando estudantes da Universidade de São Paulo (USP) sentiram falta de uma torcida mais empolgada com a seleção brasileira.

O grupo é o criador de músicas como “Só Pelé” e “Único penta é o Brasilzão”, que ganhou destaque na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. As músicas viralizaram nas redes sociais por serem canções diferentes das convencionais e que traziam um sentimento contagiante para a busca do Hexa pelo Brasil, sonho que foi adiado para a Copa deste ano, no Catar.

A relação do MVA com a seleção brasileira costuma se assemelhar muito com uma torcida de clube. Além das músicas, o comportamento do grupo chama atenção pela energia e fanatismo durante toda a participação do Brasil nas competições em que o movimento esteve presente. “Minha relação com a seleção é de amor. Foi por causa dela que eu passei a gostar e amar muito o futebol, aliás, eu comecei a torcer pela seleção antes do que para o meu clube de coração. Eu sinto que a seleção é algo muito importante para mim” disse Gustavo Paulis, integrante do grupo desde 2019.

Com participações nas Copas de 2010, 2014 e 2018, Copa América de 2019 e nas eliminatórias de 2018 e 2022, o movimento quer fazer história no Catar: “O MVA está na Copa para fazer a maior festa que uma torcida já viu em Copas do Mundo. Vamos levar todas as nossas melhores experiências para o brasileiro: Esquenta, Caminhada, Estádio. Além é claro do nosso trabalho social que é bem bacana, o Torcedores da alegria.”, afirma Lorenza Neves, embaixadora do movimento no Rio de Janeiro. 

O grupo ainda tenta promover uma inclusão feminina na torcida com o “Elas no Movimento Verde Amarelo”. Criado a partir do Elas na Copa, coletivo composto somente por mulheres que se uniram para estar na Copa do Mundo da Rússia e tem como objetivo dar mais voz às mulheres no esporte.

Lorenza comentou um pouco sobre a diferença do MVA para outras torcidas: “É importante mostrar que o MVA é uma torcida acolhedora e q diferente de como se enxerga as torcidas organizadas, queremos ter conosco famílias inteiras tendo a mesma experiência e se divertindo da mesma forma e sem preocupação com segurança.”

Para participar do movimento, basta segui-los no instagram (@movimentoverdeamarelo), acompanhar a programação e entrar nos grupos de WhatsApp que tiver interesse. Existe também o programa Sou MVA com vários planos para você se tornar um torcedor oficial da associação.  

Link para os grupos: 

https://linktr.ee/linksmva?fbclid=PAAaZfcANUBwljoi9hiyPwc6d82YtgaZpCgKMLXpKFWcdtUMhxLe4eYj64k_w

Reportagem: Heitor Leite, Pedro Mello e Vitor Renato

Supervisão: Anna Julia Paixão e Maria Eduarda Martinez 

Imagem de capa: Thanassis Stavrakis/AP

Tags:

Você pode gostar também