CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

Dias de Glória: projeto promete revitalizar bairro turístico da Glória

Compartilhar

A Prefeitura do Rio de Janeiro junto à Secretaria Especial de Turismo (Setur) lançam, nesta terça-feira (15), o programa Dias de Glória, com o objetivo de revitalizar o bairro histórico da Glória. O evento ocorreu no novo campus da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), na Villa Aymoré, e teve a presença do secretário municipal de turismo Bruno Kazuhiro, do deputado federal Marcelo Calero, do presidente da ESPM Dalton Pastore e de outros membros da equipe da Prefeitura e da faculdade.

O projeto, que possui um orçamento superior a 25 milhões de reais, reconhece o potencial turístico da Glória como local estratégico de crescimento econômico devido à sua história. Dias de Glória promete implementar em 12 áreas uma série de medidas, como a restauração de monumentos históricos, a instalação de totens, placas e QR codes de identificação em pontos turísticos.

A Setur também visa instalar o Laboratório de Turismo Carioca (LabTur), uma incubadora que ajudará as micro e pequenas empresas da área turística. Além disso, o programa prevê uma central de monitoramento turístico da Glória onde, por meio de câmeras do COR (Centro de Operações Rio), eventos e outras movimentações poderão ser acompanhados.

O espaço para a instalação do LabTur foi cedido gratuitamente pela ESPM e será dentro do novo campus, na Villa Aymoré. Luiz Roberto Romero, diretor acadêmico, afirmou que apoiar o turismo da região e desenvolver a economia criativa estão dentro do propósito da universidade. “O bairro da Glória tem uma história incrível e agora que a gente está morando aqui, temos a obrigação de sermos protagonistas dessa importante revitalização”, finalizou.

Em 2018, o vereador Thiago K. Ribeiro (MDB) propôs na Câmara Municipal do Rio de Janeiro o Projeto de Lei n° 961/2018, que tinha como objetivo a criação do Boulevard Glória. A ideia buscava desenvolver a parte social e turística do tradicional bairro carioca. No entanto, o projeto foi abandonado e a construção sequer chegou a sair do papel. Questionado sobre, o secretário municipal de turismo Bruno Kazuhiro afirmou que a principal diferença da proposta atual está na simplicidade de concluí-la.

Secretário Bruno Kazuhiro apresenta projeto de revitalização da Glória – Foto: Deborah Lopes

Bruno não descartou que o Boulevard possa estar presente em uma segunda parte do projeto, mas, no momento, o foco principal está na revigoração dos principais pontos turísticos que já existem e na sinalização de todos os atrativos que a Glória pode proporcionar aos seus visitantes: “A partir dessa recuperação da zeladoria, do ordenamento do bairro, a gente passa a divulgar o local para os nossos turistas”, completou.

Mesmo antes das reformas no bairro e do início das aulas no novo campus da ESPM, as mudanças já animam os estudantes da universidade. Mariana Pierri, aluna do 3° período de Publicidade e Propaganda, disse que está muito feliz em estudar em um bairro tão tradicional da cidade: “Saber que, além da nossa história, o prédio que estamos carrega uma história e uma identidade estabelecida é muito legal”.

O projeto Dias de Glória já está sendo colocado em prática. Uma viatura da Guarda Municipal estará monitorando a Praça Paris 24h, e 504 pontos de LED foram instalados pela Rioluz. A expectativa da Prefeitura é de que, até o início de 2023, as ações sejam concluídas e o tradicional bairro da Glória tenha o seu potencial turístico devidamente explorado.

Reportagem: Deborah Lopes e João Pedro Fonseca

Supervisão: Gabriela Leonardi e  Ricardo Ferro

Tags:

Você pode gostar também