CARREGANDO

O que você procura

Cultura Esporte Fotos Geral

World Press Photo: conheça os três fotógrafos brasileiros que estão entre os premiados

Compartilhar
Três fotógrafos indicados no World Press Photo

Três brasileiros estão entre os 42 premiados na World Press Photo, a maior e mais prestigiada premiação de fotojornalismo do mundo. Entre os vencedores estão: Amanda Maciel Perobelli, André Coelho, e Anselmo Cunha. O concurso possui diversas categorias e um júri internacional, com mais de 31 profissionais, que avalia o impacto visual, a qualidade técnica e o valor jornalístico das fotos.

Foto: Amanda Maciel Perobelli. Brazil’s Worst-Ever Flood.

“Somos muitas e ganhamos prêmios, mas, falta espaço.” Afirma Amanda Perobelli, sobre a falta de reconhecimento das mulheres na fotografia. Perobelli foi premiada nesta edição com um trabalho que mostra detalhes e personagens das enchentes do Sul do Brasil em abril do último ano. A fotógrafa também reforça a importância de retornar ao local da enchente, conversar com as pessoas entrevistadas e manter contato com os impactados com a tragédia.

A fotojornalista do jornal O Globo, Márcia Foletto, comenta que ficou imensamente feliz com a notícia e destaca o trabalho sensível e impactante de Amanda Perobelli na cobertura das enchentes e finaliza dizendo “O interessante é que esse novo formato do World Press Photo, por regiões, trouxe muito mais representatividade e fugiu do modelo homem branco europeu que registra com seu olhar as mazelas do sul global.” O fotojornalista, Severino Silva, também deu seu depoimento: “Eu acho que o jornalismo, de um modo geral, tem que ficar muito feliz com essas premiações. Infelizmente, alguns prêmios muito importantes foram acabando, mas esses prêmios, por essa razão, vem numa boa hora e mostra o quanto o jornalismo brasileiro é fantástico.”

Foto: André Coelho. Botafogo Fans: Pride and Glory.

“Mostra um lado do esporte que a gente tem que observar mais. Aqui a gente conseguiu mostrar que a torcida é parte fundamental de qualquer evento esportivo”, diz André Coelho, repórter fotográfico da agência espanhola EFE, que capturou a vitória do Botafogo, time carioca, campeão da Copa Libertadores da América em novembro de 2024. O fotógrafo conta detalhes dos bastidores do concurso, revelando que, em tempos de IAs generativas, a foto selecionada passa por uma equipe forense, que realiza uma varredura para garantir que não haja nenhum tipo de manipulação. Ele também expressa sua felicidade e diz que está muito feliz, que a ficha ainda não caiu.

Foto: Anselmo Cunha. Aircraft on Flooded Tarmac.

Anselmo Cunha, que trabalha para a agência AFP, em sua foto, retrata as inundações que aconteceram no estado do Rio Grande do Sul, entre abril e junho do ano passado. O fotógrafo já trabalhou em grandes veículos, como Zero Hora, Diário Gaúcho e Diário de Santa Maria.  ”Faltam palavras para descrever a emoção que estou vivendo. Não é só uma foto. É a história da minha cidade. […] O mundo todo conheceu o drama que vivemos com a enchente. O mundo todo acompanhou a nossa história. É uma honra imensa poder ter sido um, entre tantos outros, que ajudaram a eternizá-la. Para que nunca se esqueça. Para que nunca mais aconteça.” diz Cunha em suas redes sociais. 

O fotojornalista Antonio Scorza, que trabalha para a agência Shutterstock, comenta sobre o papel de premiações como essas para a valorização e reconhecimento dos fotojornalistas:  “Acima de tudo, essas premiações reafirmam o altíssimo nível do fotojornalismo brasileiro. ‘gritam’ que as empresas brasileiras devem valorizar seus profissionais, investir em equipamento, e principalmente, entender que a matéria prima  da indústria de comunicação é o contar estória para fazer história.”

A World Press Photo vai anunciar o grande vencedor no dia 17 de abril.

Reportagem: Adercino Orçay, Júlia Mota, Luisa Teixeira, Miguel Andrade e Taís Vianna

Supervisão: Ana Lúcia Araújo