Mercado farmacêutico: crescimento representa mudança no panorama nacional
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O mercado farmacêutico vive um crescimento significativo na cidade do Rio de Janeiro. São mais de 2.500 lojas comercializando medicamentos, segundo dados mais recentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) — média de uma loja para mais de 2.600 habitantes. A intensificação é resultado da abertura de estabelecimentos em pontos estratégicos e da mudança de hábitos dos consumidores.
Em relação ao e-commerce, a oferta de remédios, vacinação e realização de exames minimiza o impacto do mercado online. A aquisição de produtos de forma virtual serve mais como alternativa ou complemento ao atendimento dos clientes nos pontos de venda.
Segundo estudo do Conselho Federal de Farmácias (CFF), o Brasil tem cerca de 90 mil drogarias registradas em seu território, o que configura um aumento de 9,9% em dois anos. Os números consideram apenas estabelecimentos catalogados oficialmente no órgão, condição para funcionarem. De acordo com informações da Abafarma, a Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil, o setor registrou faturamento de 106 bilhões de reais no primeiro semestre de 2024, o que representa um crescimento de 11% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Para Flavia Soares, assistente de gerente da Drogaria Venancio da Rua do Catete, esse crescimento pode ser atribuído ao impacto da pandemia da Covid-19 e ao envelhecimento da população: “A pandemia realmente tornou as farmácias mais rentáveis, com a oferta de mais medicamentos e vacinas. Essa região do Catete, Flamengo, tem bastante idosos e essas lojas atendem bem essa população”.
O censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a população com 65 anos ou mais aumentou em 57,4% desde 2010. O índice de envelhecimento subiu de 30,7 para 55,2 em 2022, o que representa que a cada 100 jovens existem 55,2 idosos que cada vez mais procuram um estilo de vida saudável.
Um dos motivos que justifica esse aumento é a expansão das grandes redes. A Venancio é um exemplo de expoente dessa nova fase das farmácias no país, especialmente no Rio de Janeiro. Em 2023 a empresa gerou mais de 2 mil oportunidades de emprego e continua a procura de profissionais para suprir a demanda. A empresa traça novos planos de expansão para além da nova sede localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, com o foco na ampliação da equipe e investimentos em vendas através de seus canais digitais.
A competitividade causada pelo aumento do número de drogarias atrai os consumidores. A estagiária de marketing, Maria Clara, relata o benefício que a variedade ocasiona: “Eu gosto de farmácia. Gosto de ver vários produtos de vários preços, esse aumento é bom para mim, pois sempre procuro o que está mais barato”. A esteticista Vanda Silva também aprecia o crescimento, principalmente pela faixa etária que está inserida: “Eu acho bom pela minha idade, já que agora uso muitos medicamentos.”
Entretanto, hoje, o varejo independente é responsável por 60% dos pontos de vendas de toda a indústria. Mesmo que exista a evolução do número de farmácias de grande rede, que geram diversas oportunidades, isso também pode significar a ampliação dos desafios aos pequenos empreendedores ao tornar o mercado mais saturado e complexo.
Reportagem: Alexandre Hid, Iago Valadares e Pedro Henrique Mello
Supervisão: Joana Braga e Luca Alexandre