CARREGANDO

O que você procura

Geral

Hackathon Green 2024: ESPM e Ambev promovem evento para alunos em São Paulo

Compartilhar

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, a ESPM organizou uma experiência imersiva de inovação e tecnologia para os alunos em parceria com a empresa brasileira fabricante de bebidas Ambev. Os participantes, que aceitaram o desafio desta edição do Hackathon Green, deveriam desenvolver soluções tecnológicas para incluir de forma produtiva os ambulantes presentes no ecossistema da marca. Com duração de 72 horas, a competição foi sediada na unidade de São Paulo, no campus Álvaro Alvim.

Para participar do evento, era necessário ser aluno ou ex-aluno da graduação ou pós-graduação da própria faculdade e de instituições parceiras, com idade igual ou superior a 18 anos. Alguns dos requisitos para melhor aproveitamento da experiência pelos inscritos eram o conhecimento e/ou experiência em áreas como programação e desenvolvimento de software, design, comunicação e marketing, empreendedorismo e gestão de projetos. A inscrição foi feita pelo site oficial do evento de forma individual ou em grupo.  

As equipes do Hackathon eram compostas por grupos de oito a onze pessoas identificadas por cores distintas. No caso das inscrições individuais, a comissão foi responsável por definir quais participantes ficariam em cada equipe, podendo alterar o grupo, se fosse necessário. 

A premiação aconteceu na tarde de domingo (20) entre os três primeiros grupos colocados. Além dos troféus e certificados com as respectivas posições de cada equipe, para os integrantes do primeiro lugar foram oferecidas sete bolsas integrais para os cursos de férias da faculdade. Já o segundo garantiu quatro, possibilitando aos estudantes que escolhessem quem iria levar para casa a experiência do curso. 

Fernando Domingues, professor responsável pela organização, destaca a importância do evento para os alunos. Para ele, o Hackathon é mais do que um desafio, sendo uma oportunidade valiosa para que os estudantes apliquem as habilidades e conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma prática e autônoma. Ao todo, o evento já teve seis edições. “Todo ano a gente está crescendo e esse foi o maior de todos”, celebra Fernando.

A ESPM-Rio custeou a ida de aproximadamente 30 estudantes. Uma delas foi Catharinna Marques, estudante de jornalismo e integrante do grupo vencedor do prêmio Hackathon Green 2024. O “Projeto Colmeia: B2E”, da equipe laranja, busca incluir os trabalhadores informais, por meio da plataforma “Bees”, um serviço de distribuição de bebidas da Ambev que atua apenas para comerciantes com CNPJ.

A participante fala sobre como o desafio a ajudou no desenvolvimento de habilidades socioemocionais: “Trabalhar em grupo não é fácil, trabalhar com pessoas que mal conhecemos tampouco. Isso me fez ter mais noção de que é preciso saber ouvir e ceder um pouco durante a construção de um trabalho em grupo”.

Julia Fiuza, aluna carioca e integrante do grupo vencedor do segundo lugar, revela ter aprendido ainda mais com o networking, a troca de informação e a integração entre as unidades de São Paulo e do Rio durante o evento. O projeto desenvolvido pela equipe foi a plataforma “Ambolev” – nome que faz associação a ambulantes e a patrocinadora – que ofereceria cursos para aprimorar a qualidade e a trajetória de vida dos trabalhadores. “O nosso objetivo foi criar uma jornada de ensino para que, no final, eles pudessem trabalhar para a Ambev, como associados ou até virar um empreendedor com parceria da empresa”, explica.

Diego Muruci, estudante de Comunicação e Publicidade do Campus Villa Aymoré, também participou do evento e comentou sobre sua experiência: “Mesmo não ganhando, eu aprendi bastante coisa. O mais importante de tudo é que eu me desafiei a fazer uma coisa diferente, sair da minha zona de conforto”. Ele também destacou a boa recepção em São Paulo e a expectativa de que a próxima edição aconteça na ESPM-Rio.

Reportagem: Bebeto de Pinho, Julia Mota, Luana Bentes e Miguel Andrade
Supervisão: Duda Reis e Joana Braga 

Tags: