Correndo atrás da moda: a relação entre automobilismo e mundo fashion
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Neste final de semana, aconteceu o Grande Prêmio de Las Vegas, uma das corridas mais extravagantes e atrativas comercialmente da Fórmula 1. A cidade, conhecida como a Capital dos Pecados, voltou a receber a mais alta patente do automobilismo em 2023, sendo o último circuito a compor o trio de GPs dos Estados Unidos. A categoria, composta por velocidade e luxúria, há muitos anos possui relação com o mundo da moda.
O retorno desta corrida simboliza um crescimento exponencial da F1 nos EUA. Entre muitos fatores, isso está relacionado com o sucesso da série “Drive to Survive” da Netflix e com a produção do filme “Apex”, estrelado por Brad Pitt. O longa, que retrata a competição e a presença de figuras públicas nos arredores do paddock, também torna ainda maior a ligação entre a moda e a categoria.
Aumento do público feminino e pilotos celebs
O conteúdo automobilístico em redes sociais, como o Tik Tok, aumentou o número de mulheres interessadas na Fórmula 1. Segundo uma pesquisa da More Than Equal, feita pelo ex-piloto David Coulthard, a categoria tem ganhado um ar mais feminino e engajado, com as mulheres representando 40% dos fãs. O sucesso de “Drive to Survive” chama atenção para os bastidores da modalidade e gera uma maior repercussão das histórias, disputas e pilotos nas mídias.
Malu Koerich, criadora de conteúdo de automobilismo, analisa o impacto feminino e a ampliação do mercado da moda no universo automobilístico: “Existem cada vez mais lojas com itens voltados à Fórmula 1. Influenciadoras que falam sobre automobilismo e o esporte estão tendo uma maior procura, principalmente pelo público feminino, que é quem consome a moda regularmente e vem entrando mais na categoria”.
Além disso, as redes oficiais da F1 estão voltadas para a criação de memes e entretenimento dos pilotos. Isso contribui para a construção da imagem deles como celebridades e cria uma ligação com a cultura pop – altamente consumida por mulheres. Tais celebridades estão inseridas na ascensão das tendências do street style e no universo digital, aproximando o mundo esportivo ao apelo dos espectadores.
Equipes da moda
Benetton Formula
Dentro da Fórmula 1, a marca de moda italiana Benetton foi uma das primeiras a exercer uma grande estratégia de marketing para a promoção de sua instituição. Nos anos 80, a empresa patrocinou a equipe inglesa Tyrrell, a italiana Alfa Romeo e a inglesa Toleman, adquirida pelo empresário Luciano Benetton em 1986, que decidiu assumir uma escuderia.
Em seus primeiros anos, a Benetton Formula corria por fora, contra Ferrari e Williams, mas em 1990 e 1991, teve uma mudança de chave com a contratação de um piloto tricampeão, o brasileiro Nelson Piquet, e do futuro da categoria, o alemão Michael Schumacher. A equipe conquistou dois campeonatos de pilotos com Schumacher e um de construtores, podendo bater de frente com as demais escuderias do grid. No entanto, após 260 corridas e 27 vitórias, em 2001, a Benetton Formula foi vendida à Renault.
Alpha Tauri
O grupo da Red Bull possui duas equipes competindo na Fórmula 1, a Red Bull Racing e a antiga Toro Rosso, que teve seu nome substituído para Alpha Tauri, marca de roupas do grupo, em 2020. A escolha tinha o objetivo de impulsionar a organização para aumentar e expandir sua identidade, mas não teve o efeito esperado, mesmo com toda a visibilidade da F1.
Grandes collabs
“A Fórmula 1 é muito comercial e a moda também, então compensa para a categoria e para as marcas, de um modo geral, se unirem. Se era um laço que já existia, agora ele é ainda mais estreitado.” A designer de moda Lisandra Francine, de 29 anos, ressalta o cenário lucrativo para a inserção de marcas no mercado automobilístico.
O grupo LVMH, um dos maiores conglomerados da história do mercado de luxo, firmou um importante contrato com a Fórmula 1. A parceria, que terá início em 2025, substituirá a Rolex, patrocinadora desde 2013. A escolha da LVMH se deu pelo ressurgimento do interesse do público na F1, impulsionado pelos canais digitais, aumento no número de corridas e as produções audiovisuais. As marcas envolvidas com o grupo, como Louis Vuitton, Tag Heuer e Tiffany & Co estão presentes em eventos esportivos globais, e agora, também estarão no cenário mais potente do automobilismo.
Em 2022, a BOSS iniciou uma parceria com a Aston Martin e passou a fornecer os trajes oficiais de toda a equipe. A McLaren, em 2021, fez uma parceria com a marca de luxo Rhude, trazendo uma coleção inspirada nos uniformes de corrida e estética dos anos 60 e 70. Tommy Hilfiger, marca americana, é patrocinadora oficial da Mercedes-AMG Petronas desde 2018, sendo responsável pela distribuição dos uniformes e vestuário para todos da equipe.
Além das colaborações, a Ferrari também lançou sua primeira coleção de moda de luxo, assinada por Rocco Iannone, na Milão Fashion Week de 2021. A ideia do diretor criativo da Ferrari Style era transmitir a inovação e o lifestyle da Scuderia, estampando desenhos de carro, a cor vermelha e o símbolo da equipe em diversas peças.
Fashion drivers
Lewis Hamilton
Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, é o principal nome quando se trata de pilotos fashionistas. A cada grande prêmio, Hamilton é fotografado no paddock usando roupas e acessórios de marcas renomadas – Valentino, Burberry, Louis Vuitton e Versace são alguns exemplos. O senso de moda ousado e a criatividade do piloto para a escolha de vestuários inovadores já foram alvo de críticas pelos fãs mais conservadores e até motivo para punição.
O britânico usa sua influência na cultura pop e no universo da moda para vestir e trazer visibilidade às causas que apoia. Este ano, tornou-se embaixador da Dior e possui uma coleção-cápsula de peças dedicadas aos esportes de inverno, como o esqui e o snowboard. A linha tem inspirações históricas, contemporâneas e pessoais, influenciada pelas raízes africanas de Lewis.
Em 2021, comprou uma mesa no Met Gala, baile de moda anual no Museu Metropolitano de Arte de Nova York, para promover jovens designers negros. O evento organizado pela editora-chefe da Vogue americana Anna Wintour, é conhecido por ser exclusivo no mundo fashion. Hamilton participa desde 2015 e é um dos únicos pilotos convidados, além de Daniel Ricciardo. O tema de 2024 foi “O Jardim do Tempo” e o inglês marcou presença homenageando John Ystumllyn, primeiro jardineiro negro no Reino Unido, com a alta-costura feita pela Burberry.
Junto de Lebron James, Asap Rocky, Pharrell Williams e Colman Domingo, Lewis Hamilton será um dos co-anfitriões do baile em 2025. Com o tema “Superfino: Estilo Negro de Alfaiataria”, o grupo ajudará a organizar, divulgar e planejar as apresentações realizadas ao longo da noite.
Guanyu Zhou
O piloto chinês Guanyu Zhou revelou em entrevistas que possui forte interesse em moda e que se inspira em Lewis para sair da sua zona de conforto. Zhou reforça que o principal objetivo é poder expressar sua verdadeira identidade, e não ser o grande destaque. Depois que começou a se soltar, o automobilista compareceu a desfiles, como o da Dior, e apareceu em revistas, como a Elle Men.
“O mercado de luxo asiático é muito grande e intenso. O Zhou sempre entrou muito bem dentro deste mercado e acaba tirando um pouco da visão ocidental sobre a moda. E se a gente for pensar, são justamente os pilotos mais diversos que entram e fazem a maior repercussão fashion dentro do esporte”, comenta Malu Koerich.
George Russell
O piloto da Mercedes virou exemplo de sofisticação e elegância no modo de se vestir. Russell chega em eventos da alta sociedade e nos paddocks com uma postura confiante, visual clássico com toques modernos e roupas sob medida que, geralmente, são patrocinadas pela Tommy Hilfiger.
Yuki Tsunoda
Yuki Tsunoda gosta de street style, algo vintage e é visto nos finais de semana desfilando com marcas como Hugo Boss e Alpha Tauri no paddock. Em entrevistas, o piloto japonês afirmou que costuma receber mais mensagens nas redes sociais perguntando sobre suas roupas do que sobre como foi a corrida. Para expor sua personalidade durante as corridas, que não revelam muito o visual dos competidores, Tsunoda aposta em capacetes diferenciados.
Charles Leclerc
O piloto Ferrari divide opiniões nas mídias sobre seus looks, mas seu estilo esbanja roupas clássicas com um toque contemporâneo. É possível vê-lo pelos corredores usando bonés e blusas da Ferrari, com calças mais oversized, sendo suas favoritas as wide legs.