Conheça o trabalho do Informe Gloriano nas eleições municipais
Compartilhar
As eleições municipais se aproximam. Em meio ao período de campanha na cidade do Rio, a página “Informe Gloriano”, responsável por repassar informes e notícias sobre o bairro da Glória, criou o quadro “Diálogo com o Informe”.
O perfil se apresenta como um espaço neutro, onde os candidatos a vereador da capital fluminense apresentam seus planos de campanha para o bairro e arredores. Para além disso, os candidatos são convidados a assinar uma carta compromisso com o Informe e com os moradores da região.
O quadro conta com mais de 8 mil visualizações. Desde setembro, foram entrevistados oito candidatos ao legislativo municipal, a exemplo de Marcelo Maywald (União Brasil), Michelle Holanda (PSD), Alexandre Rinaldi (PSB) e Isabelle de Loÿs (PSB). Também estiveram presentes candidatos que buscam a reeleição, como Pedro Duarte (NOVO), Pablo Mello (Republicanos), e Thais Ferreira (PSOL). Além deles, o ex-subprefeito da Zona Sul, Flavio Valle (PSD), que está em sua primeira campanha, também manifestou compromisso com a iniciativa local.
De acordo com o criador e administrador da página, Bruno Esteves, de 37 anos, o quadro foi criado pensando no coletivo. A ideia era que os moradores do bairro pudessem conhecer os candidatos e suas propostas, e assim ajudar na hora do voto. “A ideia foi possibilitar que o morador e seguidor tivessem a possibilidade de conhecer todos candidatos que topassem vir fazer o vídeo e falar das suas ideias, nada engessado, bem objetivo e mantendo o espaço aberto”, afirma Bruno.
Ele ressalta a importância das redes sociais atualmente, e o papel fundamental que elas desempenham na política do país. Na sua visão, isso faz parte de um exercício cívico, pois esta iniciativa “nada mais é do que participar da democracia!” Bruno reforça que o quadro visa ser um espaço plural, onde “todos são e serão bem-vindos até o final do projeto”. Dessa forma, os cidadãos conseguem ser incentivados a votar de forma consciente e pensar no seu entorno como critério para escolher seu candidato.
A jornalista Tânia Moita, moradora da Glória, compara a iniciativa da plataforma com a vivência que teve na Suíça, onde os moradores se organizavam coletivamente para resolver questões do próprio bairro. “É uma coisa fundamental. Já que o todo está complicado, é importante pensar em ações onde o povo se preocupe com o seu. Nós devemos zelar pelo nosso bairro” declarou Tânia.
“Hoje o foco é realmente ajudar e ser ajudado a construir uma Glória melhor, sem pretensão diferente” – essa é a opinião de Bruno Esteves, administrador da página do Informe Gloriano. Segundo ele, o objetivo também inclui receber denúncias dos moradores e repassar para os órgãos públicos, por meio do 1746, que representa a central única de teleatendimento da prefeitura do Rio de Janeiro.
Para fazer a plataforma funcionar e obter informações relevantes sobre o bairro, foi criado um grupo de whatsapp com cerca de 750 participantes. Nele, os moradores podem enviar notícias e informações relevantes, analisadas pelo Informe e postadas. Em caso de relatos enviados pelas redes sociais, eles são recebidos pelo perfil, e a reclamação é registrada oficialmente para a Central 1746.
Reportagem: Julia Novaes, Letícia Capela e Miguel Andrade
Supervisão: Carolina Dorfman e Vinicius Nunes