Brand Impact: confira a 13ª edição do evento de Marketing e negócios organizado pela ESPM Jr.
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Nesta segunda-feira (21), o Rio de Janeiro recebeu a 13ª edição do Brand Impact, o maior evento anual de Marketing e negócios organizado pela ESPM Jr. O evento aconteceu no Clube de Engenharia, no Centro, e reuniu grandes nomes do mercado para uma imersão nas tendências atuais de branding, comunicação e marketing. Com foco em empreendedorismo, o Brand Impact se consolida como uma plataforma de aprendizado e networking, atraindo estudantes e profissionais em busca de novas perspectivas para suas carreiras. Nesta edição, representantes das marcas Itaú, IFood, Rock In Rio e LiveMode estiveram presentes e contaram mais sobre suas trajetórias.
100 anos do Itaú e a parceria com a Madonna
Na primeira palestra, Eduardo Manhães, estrategista de marca e insights do Itaú, e Carol Garcia, Head de Marketing da Reinvent e ex-gerente de Marketing do Itaú, compartilharam suas histórias acadêmicas e profissionais, além do case de 100 anos do Itaú e o rebranding da marca. Um dos pontos de destaque foi a parceria com a cantora Madonna em um show no Rio de Janeiro, onde o Itaú inovou ao criar uma área não para influenciadores, mas para fãs da cantora, reforçando o compromisso da marca com o público.
“A primeira decisão tomada pela liderança do Itaú foi que a gente não iria convidar influenciadores ou celebridades. Quem fosse para a Área Itaú, e não é a Área VIP, iriam ser fãs da cantora. Então, fizemos uma promoção para liberar 750 pares de ingressos e dez experiências exclusivas, que consistiam no transporte aéreo e na hospedagem para aproveitar o show em Copacabana.”, disse Carol Garcia.
Cases e parcerias do IFood
A segunda palestra do evento trouxe Ana Gabriela Lopes, diretora de Marketing do iFood, que falou sobre a sua experiência no mundo corporativo e apresentou os principais cases da empresa. Ao longo da conversa, ela destacou algumas parcerias de sucesso, como as campanhas no Rock in Rio, The Town, a colaboração com a Cazé TV e a publicidade com a ex-BBB Beatriz Reis, que foi exibida durante a final do BBB 24 e gerou grande repercussão nas redes sociais.
Ana também explicou a inovação trazida pela parceria com a CazéTV e o McDonald’s, que fez do iFood o primeiro aplicativo de entregas a transmitir jogos ao vivo gratuitamente para seus clientes. Segundo a convidada, todas essas ações de marketing e comunicação impactam a marca dentro do mercado, resultando na conquista do Leão de Ouro na edição de 2024 do Festival de Cannes.
Bastidores da comunicação dos maiores festivais de música do país
Depois do coffee break, Ana Deccache subiu ao palco para a terceira palestra do dia. Diretora de Marketing do Rock in Rio, The Town e Lollapalooza, ela compartilhou sua história no mercado e os bastidores por trás da comunicação dos festivais. Sobre a importância do ramo e sua rotina de trabalho, Ana afirma que não existem mais períodos sem festivais no Brasil: “Quando acaba uma entrega, já começa o planejamento de outra”.
Durante a palestra, a diretora também falou sobre a estratégia de comunicação para o Rock In Rio, que conversa com um público mais jovem quando comparado a outros festivais. Ela destaca o impacto das redes sociais com o passar dos anos e a primeira operação de cobertura em tempo real do Rock In Rio, que aconteceu em 2017.
No entanto, Ana fala sobre o desafio de manter o contato e a relevância com todas as gerações e o desejo de estar conectado com as diferentes faixas etárias. “O Rock in Rio é de fato um festival para todos e a nossa comunicação é pensada dessa forma. Se eu quero falar com todo mundo, eu preciso saber a linguagem e o lugar certo para falar com cada pessoa. A minha estratégia tem que estar alinhada com tudo isso.” afirma Deccache.
LiveMode, o fenômeno CazéTV e um novo modo de consumir o esporte brasileiro
Felipe Tebet, sócio da LiveMode e Head de canais digitais da CazéTV, esteve presente na palestra de encerramento do Brand Impact. O publicitário contou sobre a trajetória e a missão da LiveMode – empresa de mídia e marketing responsável por criar novos modelos de negócio, além de conectar o esporte ao mundo digital. Ele também destacou a visão por trás da CazéTV, um canal de transmissão nas plataformas digitais que opera sem restrições e proporciona alta capacidade de engajamento.
Para construir uma nova linguagem que atingisse o público jovem, Tebet falou das tentativas de inovação para as transmissões esportivas no ambiente virtual: “A gente encontrou influenciadores parceiros muito interessantes para fazer a diferença”. O streamer Casimiro Miguel foi um dos profissionais escolhidos para contribuir com a mudança da indústria esportiva. A partir dessa parceria, o publicitário percebeu que a junção dos direitos de transmissão com o time de criadores de conteúdo permitia uma conexão maior com os fãs do mercado esportivo brasileiro.
Durante as Olimpíadas de Paris, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) era um dos parceiros da CazéTV e tinha o objetivo de se tornar a maior confederação do mundo nas mídias. Para alcançar esse resultado, Felipe apresentou a estratégia escolhida pelo canal e a reação dos espectadores. “Logo depois das ginastas Rebeca Andrade e Simone Biles se apresentarem, naquele momento, Brasil e Estados Unidos estavam fervendo. Nosso narrador (Luís Felipe Freitas) aproveitou que os telespectadores estavam atentos e sugeriu que todos seguissem no Instagram o ‘Time Brasil’. Depois de cinco minutos, a gente ganhou 400 mil seguidores e o Time Brasil virou a confederação mais seguida do mundo”, concluiu Tebet.
Reportagem: Júlia Mota e Luana Bentes
Crítica: Duda Reis e Joana Braga