Atlética da ESPM Rio promove mais um evento sobre os bastidores do esporte
Compartilhar

Nesta quarta-feira (23), a atlética da ESPM-Rio realizou no auditório o “Bastidores do Esporte”. O evento pretende mostrar o que o público não vê deste universo, como funciona o mercado e como ingressar nele. A palestra contou com dois paineis. No primeiro, o publicitário e criador da agência “Ranked”, Caio Menezes, se reuniu com duas agenciadas, a jornalista Eliza Ranieri e a influenciadora digital Amanda Orestes. O segundo painel foi ministrado por Rodrigo Correia, criador do canal Wamo. O evento visa nortear alunos sobre o meio esportivo, através de conversas e debates com profissionais da área, que compartilharam suas experiências no ramo.
A “Ranked” é uma empresa voltada para o trabalho em redes sociais, que administra criadores de conteúdos que atuam ao lado de marcas com o potencial de engajamentos. A agência mostra dados que explicam como a internet se tornou um grande aliado para a propagação de conteúdo. Caio afirma que, ”85% dos brasileiros dizem que influenciadores são responsáveis por apresentá-los às novas marcas”. Ele traz quatro pilares ensinando a como monetizar o conteúdo: Ativação de patrocínio, Campanha ou Ações pontuais, Embaixador de marca e Projetos especiais.

Caio Menezes, criador da agência “Ranked”, foi um dos convidados para o evento (Foto: Davi Magalhães)
Eliza Ranieri, graduada em jornalismo na ESPM Rio, falou sobre sua vontade de trabalhar como repórter na área esportiva, e comentou a dificuldade de quando entrou para o time de mídia do Fluminense, seu time do coração. Dentre elas, Ranieri destacou o desafio para separar o sentimento enquanto torcedora de seu dever profissional enquanto comunicadora. Assim que se formou, entrou para a Live Mode, e participou da criação da Cazé TV, liderando um projeto de entrevistas chamado “Que Papinho”. Eliza também comentou acerca das experiências em várias áreas do jornalismo e como isso ajudou na sua eventual decisão de seguir no ramo esportivo.

Eliza Ranieri, graduada em jornalismo na ESPM-Rio, compartilhou sua experiência no universo da cobertura esportiva (Foto: Davi Magalhães)
Amanda Orestes, formada em publicidade, comentou sua jornada até se encontrar em uma área do entretenimento. Após o final do canal em que fazia parte, “Parafernalha”, ela se viu perdida, e na dúvida sobre em que campo se encaixaria na indústria. “ É como se falassem a minha língua” disse Amanda, ao se referir à primeira reunião que teve com a “Ranked”.

Amanda Orestes falou sobre sua jornada até se identificar com o trabalho na indústria do entretenimento (Foto: Taís Vianna)
Ao final do primeiro bloco, Caio Menezes comentou sobre a parceria de Amanda e Eliza com a Superbet. “É um canal entre o patrocinador master e o clube”. Para Menezes, o trabalho em conjunto entre as agenciadas ajudou a humanizar a marca para o público consumidor.
No segundo bloco, Rodrigo Correia encorajou os espectadores a investir na produção digital, a partir da sua experiência pessoal. O canal “Wamo” cobre as seleções brasileiras masculinas e femininas, além do futebol de base masculino. Ele possui 2.4 milhões de seguidores em todas as redes sociais, com grande parcela de fãs na plataforma TikTok. Além do sucesso nas redes. Destaque também para a primeira temporada de seu podcast, “Wamocast”, onde entrevista personagens emblemáticos do esporte no Brasil.

Rogerio Correia falou sobre o trabalho de cobrir a seleção brasileira e o sucesso da primeira temporada do “Omocast” (Foto: Taís Vianna)
O evento encerrou com um espaço onde os estudantes puderam realizar perguntas para os palestrantes. No geral, a maioria foram direcionadas à Rodrigo Correia e a dinâmica de trabalho na “Wamo”. Ao final, foi aberto o coffe break para todos os participantes.
Capa: Davi Magalhães
Reportagem: Leticia Capela e Taís Vianna
Supervisão: Carolina Dorfman e Vinicius Nunes