CARREGANDO

O que você procura

Esporte Geral

A ascensão do fisiculturismo no Brasil

Compartilhar

O Bodybuilding é um dos esportes que mais cresce entre adultos e adolescentes brasileiros  segundo a Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (CBMFF – IFBB Brasil). A modalidade consiste em atividades que tem como foco construir massa corporal com músculos definidos, além de oferecer um modelo atraente de disciplina e determinação, unindo saúde e estética para os praticantes. 

As características desse esporte estão diretamente relacionadas com outros aspectos do cotidiano, como a saúde mental e a alimentação. Seus praticantes precisam passar por uma readaptação do estilo de vida para manter em dia o bem-estar físico e emocional. Por questões técnicas, é preciso de um acompanhamento profissional ao fazer a modalidade, já que ela pode envolver o uso exagerado de proteínas e a presença de marcadores bioquímicos, originados por lesões cardíacas.

O nutricionista Yuri Costa Peres ressalta a importância do suporte profissional. Para ele existem momentos de ganho calórico (bulking) e outros de corte e desidratação (cutting), sendo necessário o parecer técnico para que sejam realizados corretamente. Caso isso não seja seguido da forma adequada, pode acarretar em problemas como sobrecarga hepática, renal, além de hipoglicemia e hipotermia.

Junto à tamanha popularização, está a ascensão do mercado fitness. De acordo com estudo do Itaú Unibanco, o volume de transações para produtos fitness de suplementação alimentar cresceu em aproximadamente 35,4% entre 2022 e 2023. Os dados também mostram que o público que mais passou a consumir produtos do universo fitness são aqueles com renda mensal de até um salário mínimo. 

O aumento do acesso à informação e as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental nessa popularização. Atletas e influenciadores compartilham rotinas de treino e histórias de transformação, que inspiram diversas pessoas a adotarem um  novo estilo de vida. Para além de uma prática esportiva, a noção de um cotidiano saudável virou algo almejado pelo grande público, indo para fora do nicho do fisiculturismo.

Rodrigo Bonecker, apreciador da área, comentou sobre o crescimento no número de adeptos: “Na busca de ter uma vida mais saudável e um corpo mais estético, as pessoas passaram a conhecer e se interessar pelo esporte”. Rodrigo também cita que os influenciadores desempenham um papel significativo na expansão do esporte. 

Um dos grandes símbolos de todo esse processo é o atleta brasileiro Ramon Dino. O acreano de 29 anos é o atual vice-campeão do “Mr. Olympia”, o maior campeonato de fisiculturismo do mundo. A posição de destaque de brasileiros no alto nível do esporte é fundamental para a popularização da prática. A história de Ramon motiva muitos brasileiros a buscarem um novo estilo de vida.

Reportagem: Luana Bentes, Luca Alexandre e Vinicius Nunes

Supervisão: Davi Rosenail e Joana Braga

Tags:

Você pode gostar também