CARREGANDO

O que você procura

Geral

12 de Outubro, Uma Data Especial

Compartilhar

O dia 12 de outubro é uma data importante para instituições de todo o país. Todos os anos, elas recebem visitas e doações nesta época, já que muitas pessoas escolhem essa data para dar carinho a crianças em situação de vulnerabilidade. 

Na comunidade de Quatro Rodas, construída ao redor do antigo lixão Gramacho, a ONG Haja realizou, também na última sexta-feira (9), um festival de frutas para comemorar essa data, com sorvete, brincadeiras e um pequeno cinema para os pequenos. Para Nadia Barbazza, diretora e co-fundadora da Haja, esse dia é uma forma de garantir que os pequenos aprendam sobre seus direitos e sobre seu estatuto. 

“Eu não sei quando e nem porque o dia das crianças se transformou em um simples e frenético comércio, não consigo entender bem isso”, declarou Nadia. Ela explicou que a data é uma forma de lembrar que todas elas possuem direitos que devem ser respeitados. Para ela, o objetivo central desse dia se perde um pouco, em razão de pessoas que apenas distribuem presentes e doces mas que não se perguntam se se as crianças tiveram uma refeição decente, se frequentam a escola, se tem acesso a água ou se sabem ler e escrever.

 

 

A questão social se tornou ainda mais importante esse ano. Devido a pandemia, essas ONGs precisaram pausar as atividades presenciais, mas a necessidade das crianças  carentes não pode esperar. Na instituição São Martinho – que atua com crianças e jovens de 06 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social no Rio – o dia das crianças foi comemorado na sexta-feira (9), nas unidades da Lapa e Vicente de Carvalho. “As atividades foram em pequenos grupos com acolhimento de educadores e a presença de palhaços convidados e entrega de guloseimas”- Contou Lucimar Correa, coordenadora da instituição.

Reportagem: Bruna Bittar e Júlia Pôssas 

Infográfico: Bruna Bittar e Júlia Pôssas 

Coordenação: Ana Júlia Oliveira e Carolina Mie

Tags:

Você pode gostar também