CARREGANDO

O que você procura

Acontece por aqui Cultura Geral

Comida di Buteco: concurso começa nesta sexta-feira (11)

Compartilhar

Nesta sexta-feira, 11, começa o Comida di Buteco. O concurso, que em sua primeira edição contava com apenas 10 participantes, celebra seus 25 anos este ano, com a participação de 1.100 botecos de todo o país.

A disputa vai até o dia 11 de maio e se vale de 4 critérios de avaliação: o petisco, a temperatura da bebida, a higiene do local e o atendimento. Júri e público têm pesos iguais na votação. Os finalistas enfrentam a última etapa em São Paulo, onde três vencedores serão escolhidos.

Os bares disputam pelo prêmio oferecendo petiscos por um preço único de  R$35, conforme as regras estabelecidas pelo concurso.

O Café e Bar Selo de Ouro, situado no bairro do Catete, participa da competição pela primeira vez este ano. O proprietário, Danilo Ferro, compartilha suas expectativas para o evento e revela que sua entrada no concurso se deu por meio da indicação de outro bar que já havia participado – esse é o procedimento para entrar na competição. Ele comenta que precisou aumentar a equipe para atender a demanda durante o  período do circuito, e que enxerga tudo isso como uma grande oportunidade de trazer visibilidade para seu bar : “Eu tô chamando todo mundo que puder me ajudar porque pelo que o pessoal fala é um movimento muito grande.” 

Danilo Ferro proprietário do Café e Bar Selo de Ouro. Foto: Laura Araújo

O prato escolhido para representar o bar é o “Rabo de Ouro”, uma farofa de cuscuz recheada com rabada e molho pesto de agrião. Ferro compartilha o valor sentimental desse prato, explicando que é uma adaptação da rabada com agrião que sua mãe preparava durante sua infância. “A gente tem que dar valor aos botecos raiz. O meu foco sempre foi esse, que o pessoal se sinta em casa aqui”

Foto: Luana Bentes

O Booze Bar fica na Lapa e participa do circuito há 5 anos, tendo ganhado a categoria de melhor petisco pelo público em 2019, em sua primeira participação, segundo Iury Hawana, gerente do local. Ele explica que a escolha do prato está relacionada ao tema que o concurso determina: “ Como dessa vez foi raízes e aniversário, a gente fez algo remetendo a uma festinha, por isso um cupcake.” O cupcake citado por ele consiste numa massa de aipim recheada com ragu de costela e cream cheese, finalizado com crispy de alho-poró e farofa crocante de nozes.

Foto: Laura Araúo

Hawana também destaca o destaque proporcionado pelo concurso, ressaltando que o marketing “boca a boca”, gerado pelas indicações, é uma estratégia lucrativa para o bar: “Nem todo mundo que concorre ao Comida di Buteco, está ali para ganhar, mas sim para ser visto.”

 

Reportagem: Arthur Zanotelli, Laura Araújo, Luana Bentes

Supervisão: Ana Lúcia Araújo

Tags:

Você pode gostar também