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O alcance do Rio Gastronomia 2023

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O Rio Gastronomia, maior festival gastronômico do país, bateu recorde de público em sua  13ª edição. Com o melhor da culinária brasileira, aulas com chefes de restaurantes renomados, shows e roda gigante com vista panorâmica, o evento recebeu mais de 90 mil pessoas entre os dias 10 a 13 e 17 a 20 de agosto. Além de todas as atividades citadas, o público pôde degustar mais de 150 receitas exclusivas com valores a partir de R$12,00.

Entre as diversas atrações, grandes artistas brasileiros marcaram presença no local. Blitz, Arnaldo Antunes, Fica Comigo, Monobloco, Diogo Nogueira, Samuel Rosa, Samba de Santa Clara, Bateria da Grande Rio e Toni Garrido foram os nomes que animaram o público. A estudante Marcela Lobo, apreciadora do Rio Gastronomia, confirmou a experiência em estar no local: “A comoção das pessoas quando começou o show foi muito grande. Eu vi todo mundo indo em direção ao palco, ficou muito cheio, foi super legal, Depois todo mundo continuou comendo, conversando, animado e falando sobre o show.”

Um dos grandes objetivos do Rio Gastronomia é a popularização da alta culinária brasileira. Ao colocar o cardápio por um valor menor do que normalmente é comercializado, as pessoas conseguem experimentar os pratos mais famosos dos restaurantes. Rafael Gomes, vencedor do programa MasterChef Profissionais 2018 e dono dos restaurantes Itacoa e Tiara, acredita que a proposta do evento é muito importante: “As pessoas provam um pouco do que a gente faz com um preço acessível e isso as incentiva a irem ao seu restaurante depois. Eu acho que vale muito a pena, não pelo financeiro, mas sim pelo reconhecimento que você tem aqui“, afirmou. 

A chefe Heaven Delhaye, dona dos restaurantes Heaven, Heaven Cucina e Nonna Per Heaven, surpreendeu-se com o tamanho do evento. Por ser o primeiro ano dela trabalhando, achou que venderia dez vezes menos do que realmente vendeu, o que resultou na vibração e empolgação da equipe para 2024, pois todos são muito fãs do festival. “Eu vim em todos os outros anos, mas só para comer. Eu nunca imaginei que eu estaria aqui com uma fila de espera do momento que abre ao momento que encerra.”

Heaven vê o Rio Gastronomia como uma forma de promover seus novos restaurantes, pois muitas pessoas a conhecem através dele. “É ótimo porque estou divulgando meu trabalho para todo mundo. E quando descobrem que terei um novo ponto na Tijuca, me perguntam quando abrirá. Então está sendo a melhor divulgação possível. Pessoas que experimentaram meus pratos e não conheciam os restaurantes, comentaram que vão visitar.”, confirmou a cozinheira. 

A nutricionista e cozinheira Anna Carolina Leite mostra como o evento pode inspirar muitos amantes da comida a inovarem no ambiente gastronômico: “Vi combinações que estão tendo muita saída de acordo com os estandes com mais fila e releituras de pratos que há muito tempo não estavam se usando. Além da sazonalidade de ingredientes de cada estação do ano e de locais do Brasil. Temos contato com ingredientes que não achamos com facilidade. Então acaba mexendo na nossa mente e inspirando a gente a todo momento.”

Com o intuito de ampliar ainda mais o evento e alcançar mais público, Eduardo Riet, produtor do Rio Gastronomia, acredita que a próxima edição será marcada por metas e desafios maiores: “Com o resultado positivo desse ano, aumentamos a nossa determinação e vontade de alcançar novos patamares. Não sabemos se aumentaremos a quantidade de dias ou se o tamanho em si, mas a certeza que ele irá crescer é absoluta. Assim como o público, estamos ansiosos para ver o que será do Rio Gastronomia 2024”. 

 

Reportagem: Julia Bento e Luciana Campos

Supervisão: Júlia Vianna

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