CARREGANDO

O que você procura

Cultura Esporte Geral Meio Ambiente Praia Rio de Janeiro Saúde

Sol, areia e saúde: o beach tennis impulsiona o bem-estar na praia do Flamengo.

Compartilhar

A praia do Flamengo, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro, durante muito tempo foi criticada pela água imprópria para banho. Porém, desde o segundo semestre de 2023, esse cenário começou a mudar. Uma das principais razões para essa mudança foi o tratamento da água. Segundo o último relatório do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), divulgado em 14 de novembro de 2025, as águas da praia mantêm a qualidade considerada própria para banho. Essa nova classificação alterou o movimento no local, passando a ser marcado por esportes como futevôlei e vôlei de praia, atraindo ainda mais público e novas modalidades.

Entre os coqueiros e a larga faixa de areia do Posto 1, a praia do Flamengo teve como um dos exemplos dessa transformação o Moda Beach Tennis, escola fundada em 2020 por Mônica Capelli com o apoio do atual coordenador, Eduardo Heitor. Eles viram na prática desse esporte uma oportunidade de ocupar um pedaço da cidade que, por muito tempo, foi evitado. “O objetivo do Moda Beach Tennis é transformar pessoas, que elas saiam das aulas mais felizes do que entraram”, comenta Eduardo.

 

Quadra de beach reúne praticantes na Praia do Flamengo. Foto: Mirella Casanova

As raquetes, bolas coloridas, viseiras e tubos de protetor solar que passaram a fazer parte do dia a dia da praia pertencem a praticantes vindos de diversos bairros do Rio de Janeiro, como Catete, Laranjeiras e Flamengo. A escola tem alcançado ainda novos perfis de moradores com pessoas recém-chegadas de outros estados. É o caso de Paola Moreira, que veio de Porto Alegre e hoje pode voltar a praticar o beach tennis. “Em Porto Alegre eu jogava em quadras fechadas, mas aqui no Rio jogo ao ar livre, com essa vista linda do Pão de Açúcar. E isso tem sido um alívio para minha mente”, destacou Paola.

O esporte tem ganhado destaque não apenas como lazer ou exercício físico, mas como uma atividade que beneficia a saúde mental. Segundo o estudo do departamento de Educação física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), divulgado em outubro de 2024, a prática de um esporte tem o poder de reduzir o estresse e a ansiedade, por meio da liberação de endorfina e dopamina, que são hormônios ligados ao bem-estar. E a realização de exercícios ao ar livre, com o mar, o sol e a brisa, estimula o contato com a natureza, o que, de modo geral, ajuda a melhorar o humor e favorecer o bem-estar emocional.

“É uma atividade física que gasta calorias e, ao mesmo tempo, diverte, você ri, brinca, é tudo muito lúdico”, afirmou Carol Fajardo, personal stylist e aluna de beach tennis. Essa junção de fatores, exercício, natureza, convívio e prazer, transforma o esporte em uma ferramenta eficaz para cuidar não só do corpo, mas também da mente.

Jogadores praticam beach tennis na Praia do Flamengo em manhã de céu aberto. Foto: Mirella Casanova

O aumento da movimentação impacta também o comércio local. Ivaldo da Costa, dono de uma barraca de coco e sanduíche, conta que desde o tratamento das águas o fluxo de clientes aumentou, vindo de diversos lugares. “Depois que a água ficou limpa, o movimento ficou muito agradável, e isso beneficiou a venda, a venda aumentou bastante”, apontou Ivaldo.

Reportagem: Júlia Luparelli, Maria Eduarda Torres e Mirella Casanova
Supervisão: Vinicius Carvalho e Ana Lúcia Araújo

 

Tags:

Você pode gostar também