CARREGANDO

O que você procura

Geral Rio de Janeiro

Ocupação da UERJ ganha novos contornos

Compartilhar

Nesta terça-feira (10), a Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) solicitou aos estudantes a desocupação dos espaços tomados pela greve dos estudantes. De acordo com o comunicado publicado no site, foi estabelecido um prazo até as 10h da manhã de hoje, dia 12. Segundo a nota:

Reconhecendo o direito à livre manifestação democrática, a Reitoria tem investido na negociação com os estudantes desde o início da gestão, e assim seguirá fazendo. Continuará ampliando a participação discente na elaboração da política de assistência estudantil, incorporando elementos que têm sido apontados por eles como importantes. Assim, é imperioso que se dê a desocupação de todos os espaços da Universidade, até as 10h, desta quinta-feira (12/9), para que as atividades presenciais sejam retomadas na sexta-feira (13/9), de modo a reduzir o prejuízo acadêmico.”

Até o encerramento desta edição às, 14:10h, os universitários continuam ocupando o Pavilhão João Lyra Filho, principal prédio do campus do Maracanã. 

Nesta quinta (12), a UERJ recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para a reintegração de posse e entrou com um pedido de liminar para que isto ocorra sem a intervenção da Polícia Militar. Até o momento não há decisão judicial quanto ao pedido.

A reportagem tentou contato com a União da Juventude Comunista (UJC), um dos grupos que participa da ocupação, e com a Reitoria, mas não obteve respostas.

Estudantes e servidores movimentaram o Centro de Capacitação Profissional Jaime Lisandro Pacheco (CEPUERJ) (Foto: Miguel Andrade)

Prédio principal da UERJ Maracanã segue ocupado por estudantes
(Foto: Taís Vianna)

Agentes de segurança da universidade estiveram presentes no refeitório do prédio João Lyra Filho (Foto: Miguel Andrade)

Estudantes e servidores movimentaram o Centro de Capacitação Profissional (CEPUERJ) (Foto: Miguel Andrade)

 

Reportagem: Júlia Mota, Miguel Andrade e Taís Vianna

Supervisão: Carolina Dorfman e Vinicius Nunes

Professor Supervisor: Ana Lúcia Araújo