Semana de talentos: Debate e exibição de curtas-metragens
Compartilhar

Nesta sexta-feira aconteceu na faculdade ESPM-Rio o terceiro e último dia da Semana de Talentos, na qual os alunos puderam mostrar suas criações e projetos na faculdade. Hoje cedo, no evento chamado de “Manhã dos Realizadores”, foram exibidos curtas-metragens realizados pelos alunos de cinema.
No evento, alunos de diversos períodos apresentaram seus curtas e debateram temas como as dificuldades técnicas e humanas de se produzir um curta com uma produção de baixo orçamento. Os alunos dividiram suas experiências, explicaram as diversas partes do processo de criação, desde o casting dos atores até as dificuldades técnicas de direção, produção e roteiro.
Houve a apresentação de uma série de filmes sobre diferentes fobias incluindo dendrofobia (medo de árvores), claustrofobia (aversão ao confinamento), somnifobia (fobia de dormir) e ornitofobia (medo irracional de aves). O produtor dos curtas Gabriel Ribeiro, estudante de cinema do sétimo período, após mostrar seu trabalho, conversou com os alunos sobre a importância de trabalhar em equipe no cinema e de trazer a sensibilidade humana para a interação. Ele comentou sobre uma cena de estupro que ocorre no ornitofobia ter demandado dois meses de preparação psicológica entre os atores e a equipe.
O professor Simplício Neto, que apresentou o evento comentou que “A sala estava cheia de gente de todos os períodos, gerou uma troca tanto entre cursos quanto entre gerações”. Ele afirmou a importância dos alunos mais experientes trocarem suas vivências com os mais novos. “Eu, como professor, vejo esse evento como uma celebração”.
Muito proveitoso esse evento. Com certeza será muito útil na formação dos alunos mais novos.