CARREGANDO

O que você procura

Geral

Semana de talentos: Debate e exibição de curtas-metragens

Compartilhar

Nesta sexta-feira aconteceu na faculdade ESPM-Rio o terceiro e último dia da Semana de Talentos, na qual os alunos puderam mostrar suas criações e projetos na faculdade. Hoje cedo, no evento chamado de “Manhã dos Realizadores”, foram exibidos curtas-metragens realizados pelos alunos de cinema.

No evento, alunos de diversos períodos apresentaram seus curtas e debateram temas como as dificuldades técnicas e humanas de se produzir um curta com uma produção de baixo orçamento. Os alunos dividiram suas experiências, explicaram as diversas partes do processo de criação, desde o casting dos atores até as dificuldades técnicas de direção, produção e roteiro.

Houve a apresentação de uma série de filmes sobre diferentes fobias incluindo dendrofobia (medo de árvores), claustrofobia (aversão ao confinamento), somnifobia (fobia de dormir) e ornitofobia (medo irracional de aves). O produtor dos curtas Gabriel Ribeiro, estudante de cinema do sétimo período, após mostrar seu trabalho, conversou com os alunos sobre a importância de trabalhar em equipe no cinema e de trazer a sensibilidade humana para a interação. Ele comentou sobre uma cena de estupro que ocorre no ornitofobia ter demandado dois meses de preparação psicológica entre os atores e a equipe.

O professor Simplício Neto, que apresentou o evento comentou que “A sala estava cheia de gente de todos os períodos, gerou uma troca tanto entre cursos quanto entre gerações”. Ele afirmou a importância dos alunos mais experientes trocarem suas vivências com os mais novos. “Eu, como professor, vejo esse evento como uma celebração”.