CARREGANDO

O que você procura

Geral

Saída de Theresa May e o Futuro do Brexit

Compartilhar

Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido, quem comandou o país por quase três anos, sairá do cargo na próxima sexta-feira (07/06). May anunciou sua renúncia no dia 24 do mês passado. A premier foi a principal defensora do Brexit, plano de retirada do país da União Europeia, ideia esta que a levou ao cargo.

Apesar de o plano ter sido aprovado, em 2016,  pela maioria dos britânicos, em um plebiscito, ele foi rejeitado três vezes pelo parlamento. Tais dificuldades na relação com os congressistas ingleses minaram o governo conservador de May. O destino do Reino Unido e do Brexit depende da nova eleição para o cargo principal do país europeu.

Brexit é, na verdade, uma abreviação de “British Exit”, “saída britânica” em português. O plano foi criado devido a insatisfações políticas do Reino Unido com diversas leis e problemas da União Europeia. Exemplo disto, é a crítica dos pescadores para com as regras ambientais, que os prejudicam na disputa de mercado com concorrentes dinamarqueses na região do Mar do Norte.

A saída do país influencia diretamente na economia UE, visto que, junto com a Alemanha e a França, é um dos países que mais contribuiu financeiramente para o bloco. Em 2014, foram 11,3 bilhões de euros investidos. Outra problemática é no lado legislativo, visto que leis europeias vigentes no país perderão sua validade. Durante seu mandato, a premier, Theresa May, propôs manter as leis, contudo, não obteve sucesso. Essa seria a primeira vez que um país abandona a União Europeia desde sua criação, em 1993.

O jornalista italiano Carlo Cauti, em visita na Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM), realizada na última sexta-feira, comentou sobre o episódio e o desenrolar da história.

 

matéria produzida por: João Victor Thomaz, Yuri Murta, Lucas Pires, Renan Adnet e Larissa de Oliveira