CARREGANDO

O que você procura

Geral

Mulheres buscam método israelita de defesa pessoal como alternativa para se sentirem mais seguras

Compartilhar

Reportagem de Karoline Kina

Evitar sair em certos horários, buscar companhia ou se atentar a que tipo de roupa usar têm sido algumas das práticas adotadas pelas mulheres diante dos frequentes casos de violência que sofrem. No ano de 2016, a cada 12 minutos, uma mulher foi vítima de agressão no estado do Rio de Janeiro, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A procura pelo método de defesa pessoal Krav Maga, desenvolvido por Imi Lichtenfeld em Israel na década de 1940, é uma alternativa encontrada por algumas cariocas para diminuir o medo e a insegurança que possuem.

Segundo o instrutor Daniel Guina, que ensina o método na academia Perfect Body, em Bangu, Zona Oeste do Rio, a procura pela modalidade é justamente por pessoas que buscam noções de como se defender em casos de agressão, já que o treinamento é diferente das lutas marciais e não existe competição. O professor, que atualmente tem 13 alunas mulheres em uma turma com 32 pessoas, diz que as aulas são recomendadas para todos os tipos físicos, independentemente da idade e do sexo. “Para as mulheres, ela se torna uma técnica muito eficaz, porque nos baseamos procurando o ponto sensível do agressor, então não faz diferença o tamanho dela e a força física. Um golpe no olho, por exemplo, pode incapacitar qualquer um”, explica.

 

Alunos do instrutor Guina se alongando para o início da aula de Krav Maga. | Foto: Karoline Kina

 

Para aprender a se defender e para proteger a própria neta em casos como estes que a personal trainer Karina Vianna, de 44 anos, pratica o Krav Maga. Por já ter sido vítima de um assalto, ela acredita que o treinamento aumentou sua sensação de segurança: “Eu passei a me alertar sobre certas situações, porque antes de acontecer, você já fica ligada”, conta. Karina explica ainda algumas medidas que passou a adotar para evitar ser vítima novamente. “A gente passa a não arriscar tanto certos lugares, presta mais atenção no posicionamento da bolsa, não anda na rua falando no celular, aprende a sair e entrar mais rápido do carro, essas coisas”, diz.

Assim como ela, a estudante de psicologia Bárbara Souza também procurou o Krav Maga para se sentir mais segura. Bárbara conta que costuma andar sozinha com bastante frequência e que, após dois casos de assédio, resolveu buscar o treinamento. “Há um tempo, eu fui seguida por um carro e isso me deixou muito desesperada, eu me senti coagida. Quando eu tinha mais ou menos 15 anos, eu também fui assediada dentro do ônibus e desde então, isso ficou na minha mente”, conta.

 

Bárbara no treinamento de defesa pessoal. | Foto: Karoline Kina

 

Com o objetivo de aprender a agir em casos de agressão, Lúcia Ramos, de 50 anos, também começou a frequentar as aulas. Segundo ela, a ideia surgiu após um ocorrido no final do ano passado: “Eu fui agredida por um policial em uma situação. Ele me pegou de surpresa, porque eu estava levando o meu filho na escola”. Lúcia, que levou o caso à justiça, diz não concordar com a pena aplicada ao homem: o pagamento de cestas básicas. “Eu não aceito o que a juíza decidiu. Eu acho um absurdo e, pra mim, isso ainda não tá encerrado”, desabafa. Após o episódio, ela passou a agir em prol da causa feminina e da luta contra a agressão à mulher.

 

Lúcia na aula de Krav Maga. | Foto: Karoline Kina

 

 

Artigo anterior
Artigo seguinte

Próximo