CARREGANDO

O que você procura

Geral

125 anos de história

Compartilhar

Fundada em 1894 por um casal português, a Confeitaria Colombo completou 125 anos de existência nesta terça feira, 17 de setembro. Por ser um patrimônio histórico e artístico do Rio de Janeiro, tornou-se ponto turístico do Centro. Além da comida, a arquitetura é algo que chama atenção, pelo fato de representar uma época marcante da cidade. Inclusive, era o local favorito de nomes importantes da cultura brasileira, como Machado de Assis e Olavo Bilac.

Para preservar sua história, a Confeitaria criou em 2002 o “Espaço Memória”, salão que, apesar de conseguir acomodar apenas 40 pessoas por vez, guarda objetos que marcaram os principais momentos do local. Entre fotos, louças e até mesmo cardápios antigos, estão registrados os anos onde a Colombo recebia membros da mais alta elite carioca e também da do exterior. José Fernandes vivenciou a era de ouro do local, e lembra com carinho de dias que passou ali. Um deles, foi a primeira vez em que levou a filha para conhecer o espaço: “Ela tinha 6 anos e viemos almoçar aqui na parte de cima. Estava bem lotado, mas o garçom arranjou uma mesa para mim porque o senhor que estava na mesa levantou, cedeu a cadeira e disse que as damas têm prioridade”.

 

Sr. José comemorando seu aniversário de 90 anos na Confeitaria
Foto: Bárbara Beatriz

José é mineiro, e explica que para ele a Colombo que possui um significado afetivo. “Desde que cheguei ao Rio frequento esse lugar. A gente se sente feliz em estar aqui, portanto vim celebrar meu aniversário de 90 anos”. José acredita que desde que os donos do estabelecimento mudaram, o espaço poderia estar mais bem cuidado. No entanto, ainda gosta muito de visitá-lo.

Além da loja tradicional localizada no Centro, a Colombo ainda possui mais outras três franquias: a unidade de Copacabana, a do CCBB e uma no Galeão.

Reportagem: Bárbara Beatriz, Felipe Roza, Larissa de Oliveira e Maria Luísa Martins.

 

Tags:

Você pode gostar também