CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

Noruega

Compartilhar

Após um mês de medidas restritivas, a Primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, promoveu um relaxamento da quarentena no país. Com apenas 7441 casos ativos, as escolas serão parcialmente reabertas e profissionais que atendem só um cliente, como cabeleireiros e manicures, poderão voltar a trabalhar. Apesar disso, a Primeira-ministra foi incisiva em seu pronunciamento, caso a crise não continue sendo tratada de forma séria, as medidas restritivas voltarão.

O entrevistado de hoje se mudou de Svalbard onde morava há 10 anos, um pequeno arquipélago, que por lei é um território neutro, no norte do país. A região possui 2.642 cidadãos, que possui dez vezes menos habitantes do que Lofoten, sua nova localidade. Chicco Mattos, produtor audiovisual, conta como o coronavírus chegou na Noruega e o medo da pandemia entrar no arquipélago, que não tem estrutura para combater o vírus.   

Cidade de Lofoten / Foto: Chicco Mattos

Além disso, as empresas norueguesas, principalmente os restaurantes, também não tinham estrutura para se manter durante a pandemia. E ainda não vão poder contar com o lucro da alta temporada no país, que é durante os meses de março e abril, devido ao fechamento das fronteiras. O governo do país está gastando dinheiro da reserva nacional para manter a economia da Noruega funcionando. 

Com isso, Chicco acredita que com a reabertura das fronteiras no próximo dia 1º de maio a vida começará a voltar ao normal. “Todo mundo perdeu trabalho, eu só trabalho com gente de fora da Noruega, meus clientes vem em maioria dos Estados Unidos. As coisas estão apertando financeiramente para todo mundo, e aqui não é diferente”.

Vídeo gravado pelo entrevistado no dia 19/04

 

Reportagem: Alberto Ghazale, Carolina Mie, João Medina, João Pedro Camero, Felipe Rinaldi, Lucas Geia, Pedro Cardoso

Supervisão: Mariana Colpas e Patrick Garrido

Artigo anterior
Artigo seguinte

Próximo