Mês de conscientização do câncer de mama tem ações preventivas no Rio de Janeiro
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Como parte da mobilização da campanha Outubro Rosa, a clínica popular Dr. Aqui está realizando exames para as mulheres que passarem pela estação de BRT Alvorada, de 8h às 18h, até amanhã. A ação se iniciou no dia 17, e os serviços custam entre R$6 e R$80. Além da realização de exames preventivos, também serão medidas taxas de glicemia e pressão.
Vera Lúcia Amaral, de 69 anos e voluntária da Associação Brasileira de Apoio a Pacientes com Câncer (Abrapac), destaca a relevância desses exames. Há 11 anos, ela descobriu o câncer de mama. “Minha descoberta foi quase espiritual, eu nunca tinha feito uma mamografia, quando fiz, vi que estava com câncer. Se você faz todo ano e de repente descobre alguma coisa, pelo menos, sabe que é recente”, contou Amaral. Ela conta que a Abrapac foi uma das maneiras que ela procurou de se curar. Hoje, ela faz terapia com artesanato por lá. “A gente tem que buscar o melhor para si. Não pode ficar em casa encolhido, chorando”, sugeriu a voluntária.
A campanha Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, como medida de prevenção e conscientização do câncer de mama. Esse tipo de câncer é o segundo mais comum não só entre as mulheres brasileiras, como do mundo todo. Somente nesse ano, no Brasil, mais de 50 mil casos foram diagnosticados, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).
A cor rosa se tornou símbolo da campanha e nesse ano, na cidade do Rio de Janeiro, alguns pontos turísticos e instituições, como Cristo, o Copacabana Palace e o Sesc Flamengo, estão iluminados com tons rosados, à noite. Fora isso, algumas marcas, como o Duca Brownie, mudaram a cor das embalagens em apoio à campanha.
O INCA criou um teste para que as pessoas pudessem ter uma noção do quanto estão informadas sobre a doença. Ao final de cada pergunta, a resposta certa aparece junto com outras informações relevantes e dicas.