Na era da música digital, K-pop alavanca venda de CDs
Compartilhar
O Brasil é o 10º maior consumidor de música digital no mundo. Todavia, se o futuro dos CDs estivesse nas mãos dos fãs de música asiática, eles não desapareceriam tão cedo. A venda de CDs de artistas asiáticos no Brasil cresce junto com a fama do gênero musical em que atuam. O pop de países como o Japão e a Coreia tem conquistado fãs no mundo inteiro. Segundo o site Media Traffic, em 2016, mais de um milhão de cópias do álbum “Ex´act” foram vendidas, colocando o CD do grupo sul-coreano EXO em 18° no ranking dos mais vendidos do mundo.
Apesar da taxa de importação, que deixa os produtos mais caros, os fãs brasileiros não deixam de comprar, o que, para eles, chega a ser um objeto de colecionador. Bruna Zeggio, 17, começou sua coleção em abril de 2016 e já gastou em torno de R$ 1.400 reais com álbuns de k-pop (pop coreano): “Antigamente, eu gastava meu salário todo nos álbuns. Hoje em dia, eu divido, mas já deixei de fazer muita coisa pra comprar um” .
Segundo o IFPI – Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a venda de CDs no país diminuiu em 14,6% entre 2014 e 2015. E a tendência é que continue reduzindo o número de consumidores. Então por que comprar versões físicas de álbuns que podem ser consumidos com mais praticidade, menor custo e em menos tempo na internet? Para Bruna, os álbuns são muito mais do que música: “ A graça de comprar o físico é pelas fotos, os cards, e tudo que vem no álbum, os digitais acabam sendo apenas pra ouvir mesmo”.
A Nuyeon Shop é uma loja online que vende produtos relacionados à cultura pop asiática, como roupas e acessórios. No entanto, segundo Ana Beatriz Monteiro, 19, funcionária da loja, os álbuns de k-pop são os produtos mais vendidos. Thayna Maesse, 19, teve a ideia de abrir a loja com um amigo em 2010, depois que perceberam que muitas pessoas não sabiam como adquirir álbuns. Thayna não vê a queda no consumo de CDs nos últimos anos como um obstáculo: “As pessoas não compram o álbum por causa da mídia. Elas compram porque são artigos bonitos e colecionáveis. Além disso, comprando-os, você ajuda seu ídolo nos charts coreanos”.
Os consumidores de CDs de pop asiático, portanto, fazem parte de um nicho, que, apesar de ser pouco conhecido, ganha cada vez mais visibilidade, o que aumenta a demanda pelos produtos. O mundo pode estar caminhando para uma nova era, mas alguns consumidores ainda não têm pretensão de abandonar seus itens em uma relação que transcende qualquer inovação.