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O impacto do Tiktok na indústria musical

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A indústria da música está em constante transformação e atualmente sofre uma forte influência do maior fenômeno entre as redes sociais: o TikTok. O aplicativo, que chegou no Brasil em 2019 e já conta com mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo, mudou completamente a forma de consumir e produzir música. Segundo um estudo realizado em 2020 pela “Winnin 7”, das 10 músicas mais ouvidas no Spotify, 7 delas viralizaram primeiro no TikTok.  

A canção “Dance Monkey” da artista Tones and I, é um exemplo de hit que foi impulsionado pelo aplicativo. O impacto dos 7 milhões de vídeos criados em 2020 usando a trilha sonora foi imenso e rendeu à música a 2ª colocação nas mais ouvidas no Spotify. Além disso, a composição é a mais procurada no Shazam, um aplicativo que auxilia na descoberta do nome de canções reproduzidas pelo usuário.

A produção musical escalou para um ritmo industrial, que segue uma fórmula bastante estrita. Segundo o produtor André Vieira, “já imaginamos elementos que poderiam agregar na produção, principalmente no refrão. Entendemos que as pausas feitas nos momentos certos servem como uma ótima marcação para coreografias e para grudar na mente do público”.

Uma prática adotada são os famosos “challenges” lançados pelos artistas ou por influenciadores contratados para criar uma coreografia que ajude na divulgação. Essa estratégia foi adotada pela Anitta no seu novo EP “A procura da Anitta perfeita”. A cantora desafiou uma série de TikTokers, divididos em equipes, a conseguirem o maior número possível de acessos nas músicas escolhidas para cada grupo.

Wallace Vianna, um dos autores do hit “Ai Papai”, canção presente no projeto da Anitta, explicou como foi o processo de criação da música: “A mistura do brega com pop e linguagem de funk fez a música ter uma cara muito Brasil e conseguir atingir um público bem variado, não é atoa que a música chegou até o Top10 do Spotify Brasil.”

Uma das preocupações dos artistas na criação das músicas é a performance delas nos shows. André afirma que a canção “Ai Papai” se encaixa bem tanto nos streamings quanto nas ruas. A ideia de ser uma música animada, com uma linguagem de fácil compreensão e que gruda na cabeça dos ouvintes, é que faz o hit ter tanto sucesso.

Os criadores de conteúdo do Tiktok também são uma ferramenta de promoção das produções musicais. Um exemplo é a música “Lovezinho” da Treyce, que bombou após um vídeo do influenciador Gabriel Luiz, conhecido como Xurrasco. O influenciador possui 3 milhões e 200 mil seguidores no Tik Tok; a faixa já aparece em mais de 700 mil publicações no aplicativo.

Hoje, o TikTok se consolidou como uma das principais redes para artistas e mudou significativamente o modo que as músicas são produzidas e consumidas. Com as produções voltadas cada vez mais para a plataforma, a rede 

Além de promover os artistas, a música no Tiktok funciona também como uma ferramenta de promoção para os próprios criadores de conteúdo. Existem vários casos de influencers que constroem carreiras de sucesso baseadas em criar coreografias, como por exemplo, NoelGoesCrazy, Vanessa Lopes e Gabi Moura.

Reportagem: Felipe Moraes, Guilherme Dias e Renan Schimid

Supervisão: Anna Julia Paixão e Gabriel Rechenioti

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