CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

A valorização do rap nacional no Rock in Rio

Compartilhar

O Rock in Rio 2022 começa na próxima sexta-feira (02/09), e terá a maior participação de artistas do Rap nacional já vista. A edição deste ano conta com mais de 30 atrações do gênero musical, dentre eles Matuê, Racionais e L7NNON. O número sextuplicou desde o Rock in Rio 2011, evento realizado há cerca de 10 anos, que contou com apenas 4 rappers. 

O empresário e produtor musical André Vieira, um dos fundadores da produtora “HITMAKER”, explicou o motivo do crescimento do gênero nos últimos anos: “O Rap se tornou uma música urbana popular, onde o jovem se identifica com as letras, com o lifestyle dos artistas, discurso e posicionamento”. Para ele, uma grande parte do público presente no Rock in Rio comparecerá para ver esses artistas brasileiros.

O Rap teve a sua origem na Jamaica durante a década de 60 e se estabeleceu como gênero musical nos Estados Unidos nos anos seguintes. No Brasil, surgiu na década de 80 nas periferias de São Paulo, como uma junção do funk e do hip-hop. Além do ritmo, o estilo também tem um viés ideológico e cultural em seus princípios. O gênero vem em uma constante crescente nos últimos anos devido a democratização das redes sociais, a voz e espaço que as culturas periféricas ganharam na sociedade.

Embora o gênero tenha se destacado nos últimos anos, a presença do Rap no Rock in Rio não é novidade. A edição de 2011 ficou marcada pelas aparições do rapper Emicida, que participou de grandes shows como o da banda Cidade Negra, Martinho da Vila e Nx Zero. Além dele, Marcelo D2, B Negão e Afrika Bambaataa também fizeram parte do line-up. 

Já na edição de 2013, B Negão abriu o segundo dia de apresentações. Em seguida, Renegado, rapper mineiro, estreou o Palco Sunset e Emicida participou do show da banda Skank, na canção “Presença”. Em 2015, somente o paulista Rappin’ Hood fez uma breve aparição no show do grupo Ira!, sendo a única representação do gênero.

Em 2017, o cantor Rael foi o único rapper a se apresentar no Palco Sunset. Porém, foi somente na edição seguinte (2019), que o estilo ganhou força. Cerca de 10 artistas do gênero se apresentaram naquele ano, entre eles: Mano Brown, Linn da Quebrada e BK’. A edição ficou marcada pelos fãs de rap pela quantidade de representantes no festival e também por conta da representatividade trazida pela estréia do “Espaço Favela”.

Para Guilherme Moutinho, apreciador  do gênero, essa representatividade tem um significado muito forte. “É extremamente importante um festival do tamanho do Rock in Rio ter um palco que valorize e coloque em prática a cultura produzida nas comunidades.” O jovem ressaltou também a importância da divulgação e da valorização desse estilo musical, como forma de mudança da realidade que muitas pessoas estão inseridas.

Crédito da Imagem: Imagem/ Reprodução Rap na Rua

Desenvolvido em 2018, em parceria com Sebrae, a Viva Rio e a CUFA (Central Única das Favelas), o “Espaço Favela” é um palco onde artistas vindos de diversas periferias se apresentam. A decoração do palco é baseada em elementos das comunidades brasileiras, como casas sem reboco, antenas e fios expostos, caixas d’águas azuis em cima das lajes, becos apertados e escadarias.  

A ideia foi muito criticada quando foi apresentada, por conta do alto valor dos ingressos, que custavam 455,00 (inteira) e 227,50 (meia). Além do alto valor, muitas pessoas consideraram que o evento só utilizou a imagem da periferia como forma de marketing. Mesmo com as criticas, grandes artistas do Rap nacional se apresentaram no palco em 2019, dentre eles: BK’, Xamã e Delacruz.

Para a edição de 2022, o ritmo estará presente em três palcos: Sunset, Favela e Supernova. Veja lista completa dos artistas do rap nacional confirmados no Rock in Rio 2022:      

Dia 03/09

  • Racionais MC’s – Palco Sunset
  • Xamã + Brô MC’s – Palco Sunset
  • L7nnon + MC Hariel e MC Carol – Palco Sunset
  • Papatinho  – Palco Sunset
  • Criolo + Mayra Andrade – Palco Sunset
  • PK + Don Juan – Espaço Favela
  • Bin – Espaço Favela
  • Yunk Vino – Palco Supernova
  • MC Poze do Rodo convida Bielzin e Teto – Palco Supernova

Dia 04/09

  • Emicida com convidados – Palco Sunset
  • Matuê – Palco Sunset
  • WC no Beat e convidados: Felp22, Hyperanhas e Mc Th – Palco Supernova
  • Lil Whind e convidados: Doode, Omni, Reid e Wiu – Palco Supernova
  • Cone Crew Diretoria – Palco Supernova

Dia 09/09

  • MD Chefe e Domlaike – Espaço Favela
  • Choice – Espaço Favela

Dia 10/09

  • Orochi – Espaço Favela

Dia 11/09

  • Azzy – Espaço Favela

Reportagem: Arthur de Castro, Guilherme Dias e Thiago Meloni

Supervisão: Gabriel Rechenioti, Fabiano Cruz e João Pedro Fonseca

Crédito da foto de capa: Imagem/ Reprodução G1

Tags: