CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

“Luz, Câmera e Educação”: o projeto que levou Barra do Piraí ao posto de cidade do audiovisual

Compartilhar

Barra do Piraí ganhou o título de “Cidade Audiovisual”, no dia 23 de agosto, através de uma sessão realizada na Alerj. Este atributo foi resultado da notoriedade que o município tem ganhado por meio de programas sociais ligados a esse campo. O Polo Audiovisual é uma parte das diferentes formas de implementação de estratégias no desenvolvimento econômico da cidade desde 2009, e vem crescendo desde então, tornando-se parte da identidade cultural local. 

“Luz, Câmera, Educação!” é um projeto audiovisual voltado para alunos dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e particulares da cidade. Nele, os jovens fazem oficinas de produção de roteiros, juntamente a professores das escolas e da Produtora  Mauá Filmes. Cada escola elabora curta-metragens de ficção, que são exibidos no Festival de Cinema de Barra do Piraí. 

O idealista e diretor executivo do projeto, Roberto Monzo, afirma que procura melhorar a qualidade de vida, além de buscar uma identidade para a cidade. Além disso, conta que a descoberta de novas aptidões pelos alunos, mudou os rumos da vida de alguns. “Eles não descobririam isso se não tivessem tido a oportunidade que tiveram. Você vê pessoas que vão se revelar talentos.” diz. 

Já a pedagoga, Maria Emília Loio, conta que viu de perto a mudança na autoestima e vontade dos alunos. Notou não só a diferença acadêmica, mas também o comportamento deles: “Eu tinha um menino que quase não falava, e quando falava, não conseguia se expressar. Mas eu dei a ele a oportunidade de ser o diretor do filme. Hoje ele é um menino completamente diferente, então é muito importante a mudança observada no indivíduo.”

O aluno Jefferson Maia fala sobre a mudança em sua vida acadêmica a partir do projeto. “As pessoas achavam que eu ia para um mundo, sendo que eu fui para outro. Eu não fui para o mundo do crime, eu fui para o mundo do projeto.” Ele ainda comenta que participou de todas as edições, e teve a oportunidade de trabalhar na Produtora Mauá Filmes. 

O início do programa se dá através da capacitação dos professores, chamados de multiplicadores. Eles aprendem e passam para os jovens todo o processo de criação do curta-metragem. A partir disso, os alunos produzem os roteiros e o filme juntamente aos professores e à equipe da Produtora, para que mais tarde, possam concorrer ao prêmio do Festival de Cinema de Barra do Piraí. 

Após um ano do projeto “Luz, Câmera, Educação”, o festival foi implementado. Nele, os moradores são convidados à praça Nilo Peçanha, no centro da cidade, onde todos os filmes são exibidos, além de ocorrerem as premiações. Responsáveis por avaliar os filmes, os jurados são pessoas com notoriedade nacional. Já passaram por esse cargo, a atriz Letícia Spiller e o ator André Ramiro. “Você não sabe como é entrar em um ônibus com torcida e ir para Barra do Piraí; você ver o seu filme passando no telão, o povo gritando, na hora da premiação, todo mundo nervoso e apreensivo. Parecia até que era o Oscar”, comenta Jefferson sobre a experiência de participar do evento.

Em 2014, foi estabelecida uma parceria com o Giffoni Film Festival, que ocorre todo ano na Itália. No Festival, diversos jovens de mais de 50 países se reúnem durante dez dias na cidade de Giffoni Valle Piana, fornecendo um intercâmbio cultural. Lá, os alunos assistem a diversos curtas de outras nacionalidades, além de conhecerem atores e atrizes famosos que participam do evento. Desde 2015, diversos alunos já foram à Itália através desse projeto. João Tchian, que participou do programa nos anos de 2016 e 2017, diz que foi uma experiência inesquecível, em que ele teve contato com estrelas de cinema, as quais via apenas pela televisão: “Isso serviu para alimentar mais ainda a minha vontade de viver de de cinema, viver de audiovisual”, completa.

Em meio à busca de identidades e mudanças, a relação da cidade com o audiovisual abre cada vez mais portas para novos talentos serem revelados. Desde o ensino acadêmico, até o início da carreira profissional, os estudantes estão trazendo uma visibilidade, tanto pessoal quanto comunitária. Roberto Monzo comenta a importância da criação de projetos que influenciam a inserção de jovens nesse meio, além do crescimento desse ramo no Brasil se tornar uma realidade: “A gente vai ser o país do cinema quando tiver uma oficina em cada escola”.

Reportagem: Manuela Monzo e Maria Fernanda Buczynski

Supervisão: Julia Bento e Júlia Vianna 

Tags: