CARREGANDO

O que você procura

Cultura Geral Música Rio de Janeiro

Em tempo de Shakira: Nova turnê da cantora terá estreia hoje no Engenhão

Compartilhar
Fãs entrando no estádio Nilton Santos.

Hoje no Engenhão não é tempo de Botafogo – é tempo de Shakira. A cantora colombiana está de volta ao Brasil oito anos depois de sua última apresentação em Porto Alegre (RS). Às nove horas da noite, no estádio Nilton Santos, a artista estreia sua turnê, “Las Mujeres Ya No Lloran”. O título do espetáculo remete ao seu mais novo trabalho, que venceu o Grammy na categoria melhor álbum Pop Latino no último dia dois.

O álbum marca um ponto de retomada na carreira da cantora. Afinal, Shakira volta a produzir um disco majoritariamente composto por letras em espanhol. “Las Mujeres Ya No Lloran” é seu álbum mais escutado no Spotify, alcançando a marca de 4 bilhões de streams na plataforma. A produção mescla gêneros musicais diversos, entre pop, reggaeton, eletrônica, bachata e afrobeat.

A compositora descreve uma jornada pessoal ao longo das 17 canções presentes na discografia. Entre os temas mais íntimos, a cantora faz referências à transformação da dor em força, empoderamento feminino e ao divórcio com o ex-jogador Gerard Piqué – resultado de uma traição cometida pelo ex-marido. As indiretas mais acintosas ao antigo astro do Barcelona estão presentes na música “BZRP Music Sessions, Vol.53” – feita em co-autoria com o DJ argentino, Bizarrap. 

Foto: Vinicius Carvalho

Izabella Ramos, mestranda pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – também pesquisadora de grandes shows e festivais, vai ao show com a mãe, e conta que passaram a manhã juntas ouvindo as músicas da artista. “Sempre foi uma referência para nós, mulheres latinas, e (a Shakira) faz 20 anos de sucessos incríveis. Estou muito feliz que ela começa a turnê pelo Brasil, reconhecendo o carinho que temos”, completa.

Douglas Coelho diz que está com altas expectativas para o espetáculo. O professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ) e doutorando na UFF revela que este é o primeiro show que ele acompanha da estrela latina, o que “deixa tudo mais emocionante”. Prestes a entrar no estádio, ele reflete sobre os preparativos para o evento. Para Douglas, a trágica morte de Ana Clara Benevides durante o show da Taylor Swift em 2023 trouxe um alerta para os organizadores de shows, sobretudo nos dias de calor extremo. “Acredito que não vão cometer os mesmos erros de cercar o estádio com tapumes de ferro e privar o público de água. A produção do show liberou a entrada de garrafas de água, e espero que haja distribuição gratuita também”, ele comenta.

A estreia de “Las Mujeres Ya No Lloran – World Tour” acontecerá no palco do estádio Nilton Santos. Antes da chegada da Shakira, o evento contará com show de abertura de Dennis DJ. A CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) iniciou um esquema especial de trânsito ainda na segunda-feira (10), proibindo estacionamento de carros nas vias ao redor do estádio. O bloqueio às ruas do entorno iniciou às 14h, na Rua Dona Teresa, e só serão liberadas a partir da madrugada de quarta-feira (12). Além das ações de controle quanto a circulação de veículos em torno do estádio, a prefeitura instalou 43 câmeras em volta do Engenhão, além de dois drones para o monitoramento aéreo. Tais ações estão sob coordenação do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio). A CET-Rio reforça a recomendação para que o público utilize transporte público para chegar ao evento, em especial os trens da SuperVia.

 

Foto: Luana Bentes

Apuração: Arthur Zanotelli, Laura Araújo e Luana Bentes

Reportagem: Bebeto de Pinho, Júlia Mota e Vinicius Nunes

Supervisão: Vinicius Carvalho