CARREGANDO

O que você procura

Acontece por aqui Geral

Jump Jump Jaca: Conheça o game desenvolvido por alunos da ESPM-Rio

Compartilhar

O núcleo de Design e Integração de Games da ESPM-Rio (DING) lançou, nesta segunda-feira (16), o jogo: “Jump Jump Jaca”. Produzido com o objetivo de aumentar a integração entre os núcleos e estudantes da faculdade, a primeira versão foi disponibilizada para os alunos testarem nos computadores da instituição.

Sarah Freire, Presidente do DING e uma das responsáveis pelo projeto, compartilhou a principal inspiração para a produção do game: “Os núcleos não se comunicam entre si, e isso, para mim, sempre foi um problema muito grande. O jogo tem a função de aproximar as pessoas. Quando passei o conceito para o DING, todos estavam dispostos e aprovaram a ideia”.

Sarah Freire e Rafael Oliveira, presidente e vice-presidente do DING, respectivamente. /Foto: Joana Braga

Em desenvolvimento desde maio de 2024, o jogo foi elaborado em pixel art. Entre as plataformas utilizadas, estão o Unity, ferramenta de criação de videojogos, e o Aseprite, editor para desenho e animação. O game em 2D tem a Villa Aymoré como cenário. Além disso, conta com cinco skins adquiríveis do “Jaca” e da “Rita”, mascotes da faculdade, e doze músicas da “Jacachaça”, torcida da Atlética da ESPM-Rio. 

Rafaela Chichierchio, estudante de Comunicação e Publicidade, comentou sobre alguns elementos que a agradaram sobre o jogo: “Adorei ver os mascotes da atlética passando pela faculdade, e acho que (o jogo) tem elementos que a gente sempre vê por aqui”.

A jogabilidade se assemelha ao “T-Rex Game”, que aparece no Google Chrome quando o navegador está offline. E, assim como no “jogo do dinossauro”, o propósito é alcançar a maior pontuação conforme seu personagem caminha pelo campus e a velocidade aumenta com o passar do tempo. 

Gabriel Luis, aluno de Design que também participou do lançamento, teve uma experiência positiva e conseguiu obter todas as skins disponíveis. Segundo ele, algumas são mais difíceis para serem desbloqueadas em comparação a outras, mas nada impossível.

Estudantes testando a primeira versão do game. /Foto: Joana Braga

Mesmo que a atual versão ainda apresente algumas falhas, os desenvolvedores definem como fundamental o primeiro teste pelos jogadores. Para eles, o feedback dos usuários é importante para que as atualizações implementadas não só melhorem a estética do game, mas também seu desempenho. 

Para as futuras atualizações, o objetivo dos criadores é expandir o cenário para incluir áreas internas da Villa Aymoré, como algumas salas e o “Mate do Vovô”, cafeteria da faculdade. Outra ideia é adicionar mais skins do “Jaca” e da “Rita”, além de mascotes de outros núcleos da ESPM e de outras faculdades. De acordo com Sarah, a próxima versão do “Jump Jump Jaca” tem previsão de lançamento entre o fim de 2024 e início de 2025.

Reportagem: Alexandre Hid, Luana Bentes e Pedro Henrique Mello

Supervisão: Duda Reis, Joana Braga e Luca Alexandre

Tags:

Você pode gostar também