CARREGANDO

O que você procura

Semana de Profissões

No ar: quatro experiências de podcast

Compartilhar

Hoje (10), durante a WeekUp, aconteceu uma palestra para mostrar diferentes experiências de podcasters. Ela contou com a presença dos palestrantes Thiago Barbosa, gerente de jornalismo da CBN do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, Rodrigo Alves, produtor de dois diferentes podcasts, Kellen Moraes, jornalista e professora especializada em planejamento estratégico de mídia digital e Isabela Reis, jornalista e podcaster do Angu de Grilo. Os principais assuntos foram em relação a elaboração e organização dos podcasts, roteiros e horários.

Isabela Reis deu início à palestra. Jornalista recém-formada, comentou sobre seu podcast, Angu de Grilo, que começou em agosto deste ano, junto com sua mãe, a também jornalista Flávia Oliveira. Para ela, o propósito é que seja uma conversa mais voltada para o entretenimento do que para hard news. Ela também contou sobre seu estilo sem roteiro e sobre a nova rotina. “Eu sempre deixo programado para os episódios novos entrarem terça-feira 1 da manhã, assim quando todo mundo acordar já vai estar lá”. Ainda completou dizendo que o que a incentiva a fazer isso é acreditar que precisa ser criado um hábito, do qual o podcast faça parte.

Dando sequência, Kellen Moraes falou sobre seu trabalho na Rádio Novelo e sua trajetória na Revista Piauí e EL PAÍS Brasil. Especializada em distribuição de conteúdo e engajamento de audiências, a jornalista deu mais detalhes sobre os bastidores da produção dos podcasts. “Este conteúdo precisa ter muita densidade de informação para que você não queira deixar ele como som ambiente”. Ela ressaltou também a importância do tempo de duração para prender a atenção do ouvinte. “Você precisa conseguir encontrar um espaço afetivo na vida das pessoas para que ela fique fiel àquele podcast, e o tempo, eu entendo como essencial”.

Em seguida, o jornalista e comentarista Rodrigo Alves falou sobre seus dois podcasts, o 2 Pontos, que é realizado dentro da redação do Globo Esporte junto com Raphael Roque, voltado para NBA, e o Vida de Jornalista, uma produção independente que conta sobre relatos de casos e coberturas jornalísticas sobre quem as fez. Para ele, a produção dos dois projetos é bem parecida, mas há diferenças no roteiro: um é voltado para o estilo roda de conversa, o outro é um podcast narrativo.

Finalizando a palestra, Thiago Barbosa contou sobre os diversos modelos de podcasts que a CBN realiza. Foram apresentados projetos como o Vozes, série que atua com matérias de maior duração e procura interagir com o ouvinte, e o Jornal da CBN, projeto que dura no máximo 10 minutos e busca ser uma análise rápida dos principais assuntos do dia. Segundo Thiago, o podcast não tem só a função de informar sobre diferentes assuntos, mas também de entreter e refletir.

Reportagem: Carolina Oliveira e Patrick Garrido

Edição: Patrick Garrido

 

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Próximo