CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

Dia Nacional do Livro Infantil: A importância da leitura para as crianças

Compartilhar

Hoje, dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A literatura é fundamental para o desenvolvimento de qualquer pessoa, principalmente para as crianças, quando a leitura não só auxilia na linguagem e cognição, como também promove e incentiva a criatividade e formação do lúdico no cérebro infantil. Embora seja essencial para o crescimento, o interesse dos pais e filhos pela leitura diminui com o tempo.

A leitura desde cedo auxilia na formação das crianças e o primeiro contato é feito por meio dos pais. “Existe uma categoria chamada literatura de berço, que consiste em oferecer à primeiríssima infância, livros de qualidade. A importância disso é descortinar o mundo para as crianças, trabalhar com as sonoridades das palavras, com as rimas, o desenvolvimento da imaginação, a curiosidade e o afeto que se estabelece na relação do leitor adulto com a sua criança.” disse Cristina Ferreira, professora e especialista em Literatura para a Infância, pela A Casa Tombada de São Paulo.

Tatiana Cerqueira, psicóloga e terapeuta ocupacional, afirma que a leitura é um dos pilares no auxílio do desenvolvimento infantil, porque as crianças aprendem através do lúdico e da imaginação. “Com as histórias e seus personagens, podemos ensinar às crianças tudo que ela precisa para o convívio em sociedade, sócio emocional, desenvolvimento pessoal, cognição e todas as esferas de desenvolvimento.” – diz a psicóloga. 

Segundo uma pesquisa da “Retratos da Literatura”, o interesse pela leitura diminui de acordo com a idade. A faixa-etária que mais se interessa por livros é entre 5 e 10 anos, com 46% dessas crianças afirmando que “gostam muito” de ler, como mostra o gráfico abaixo. Na adolescência e início da vida adulta, entre 14 e 24 anos, esse número passa para 30%. Como mostra o gráfico abaixo, o número de pessoas que não gostam de ler só aumenta com o avanço da idade. A partir da vida adulta mais pessoas respondem que “não gostam” de ler. 

Gráfico: Retratos da Literatura

Existe uma discussão em relação ao papel da escola na introdução dos livros na vida das crianças. Muitas pessoas defendem que a leitura de forma obrigatória afasta o interesse com o passar da  vida acadêmica. Cristina Ferreira vê essa discussão por outro lado: “A minha prática como professora de literatura para crianças na primeira infância,mostra que o livro desperta o interesse. E é evidente que a mediação e a apresentação do livro fazem toda a diferença para o interesse das crianças.”

A escolha do dia 18 de abril como data que incentiva e reforça a importância  da literatura para as crianças, é em homenagem ao dia de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores autores da história do Brasil. Nascido em 1882, o escritor publicou alguns clássicos da literatura nacional, como: O Pica-Pau Amarelo (1939), Reinações de Narizinho (1931), O Saci (1921) e Histórias de Tia Nastácia (1937). Por mais sucesso que as obras tenham feito, é preciso enfatizar os termos racistas utilizados e a posição política de Monteiro Lobato.

Lobato criou o personagem Jeca Tatu em 1914, para denunciar a figura do caboclo que não gostava de trabalhar. Ao se aproximar de médicos sanitaristas, higienistas e eugenistas, o autor promove uma mudança na vida de Jeca, que na verdade, precisava de políticas de saúde e educação. Ele também escreveu o livro ‘O Choque das Raças ou Presidente Negro’, em que faz uma defesa mais aberta da inferioridade da raça negra e da necessidade de adoção de medidas de eugenia, como esterilização da população preta. O escritor era aliado de Renato Kehl, médico e farmacêutico que foi o maior responsável pela divulgação e organização do movimento eugênico no Brasil. Kehl inicialmente se valeu das ideias do sanitarismo e do higienismo para promover a eugenia no país, mas depois passou a defender uma agenda mais radical, aos moldes da Alemanha nazista.

Reportagem: João Scistowicz, Julia Bento e Vitor Renato

Supervisão: Heitor Leite e Júlia Vianna

 

Próximo