CARREGANDO

O que você procura

Geral

Vassouras além dos jogos

Compartilhar

Localizada a cerca de 116 km da capital fluminense, Vassouras é, hoje, uma cidade que possui altos e baixos de população ao longo do ano. O município comporta cerca de 35 mil habitantes. Entretanto, estes números têm aumentado consideravelmente nas épocas dos jogos universitários, uma vez que, os principais campeonatos vêm sendo disputados na localidade.

O fato de Vassouras, nos últimos anos, ser considerada uma das principais cidades universitárias do estado tem prós e contras. No último Intermed (Jogos Universitários de Medicina), por exemplo, o município recebeu mais de 8 mil pessoas oficialmente. Entretanto, segundo o Inspetor Ferreira, da Guarda Municipal de Vassouras, a cidade teve um movimento extra de 10 a 15 mil pessoas nos 5 dias de jogos. “A parte positiva dos jogos é essa: a movimentação financeira colocada no comércio local e na rede hoteleira. É um fluxo enorme em um período curto de tempo”, disse.

Maria das Graças, comerciante de roupas, falou sobre a desordem causada na cidade durante os jogos: “Traz um certo transtorno também porque é uma cidade que não tem a estrutura necessária para receber os jogos, fica tudo muito tumultuado. Pro comércio, inclusive”. Para ela, a prefeitura deveria separar uma área específica para os estudantes, para a cidade se manter numa estrutura aceitável.

A falta de organização, destruição do espaço público e acidentes são as principais queixas da população, como já citados acima. Tais reclamações já fizeram por vezes a cidade debater sobre a proibição dos jogos em Vassouras, chegando a ter votação na assembleia dos vereadores.

A opinião pública dividida pode ser exemplificada pela aposentada Almerinda da Silva e a estudante de medicina da Universidade de Vassouras, Lara Martins. A primeira se demonstra contrária aos jogos na cidade, segundo ela, os moradores locais evitam até em sair de casa nessa épocas, para não se expor a confusões. Para Lara, os jogos são benéficos para a cidade, uma vez que a cidade ganha uma vida e novas possibilidades surgem para a economia local

Os constantes debates surgem sempre antes e depois de um dos eventos, o que fica claro nas falas de todos é que a cidade se modifica e o seu dia a dia fica mais intenso. A próxima competição no município ocorrerá no próximo mês e contará com a presença de um número maciço de atléticas. A Supercopa será mais um teste para a estrutura da cidade de Vassouras. 

Reportagem: Nestor Ahrends e Yuri Murta

Infográfico: Yuri Murta