CARREGANDO

O que você procura

Geral

Palestra do Instituto IAJ tem presença da repórter Marina Izidro

Compartilhar

“Planejamento. Sem isso, é impossível fazer cobertura esportiva”, afirma Marina Izidro, do canal SporTV. Dessa forma, a repórter começou a sua palestra sobre comunicação em grandes eventos esportivos, que ocorreu no último sábado (03/12)  em um encontro promovido pelo Instituto IAJ. A comunicação integrada que une o conteúdo de TV e web, a preparação necessária para a realização de uma grande cobertura e o perfil ideal de um jornalista no mercado atual foram temas abordados no evento, que contou com um público de estudantes, jornalistas, advogados e profissionais relacionados à área esportiva.

 

 

Marina Izidro conta sobre sua experiência na cobertura da Olimpíadas. Foto: Larissa Muylaert.

Marina Izidro conta sobre sua experiência na cobertura da Olimpíadas. Foto: Larissa Muylaert.

 

Marina Izidro contou sobre a experiência que teve na cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Para ela, o jornalista precisa minimizar os erros, através da checagem e da utilização de linguagem clara, e não esquecer o planejamento. Além disso, Izidro diz que o repórter precisa estar preparado para o inesperado. Um exemplo pessoal dela foi em uma das lutas do judô quando Nacif Elias, lutador brasileiro que disputava as Olimpíadas pelo Líbano, foi desclassificado por conta de um golpe ilegal e se recusou a sair do tatame. Segundo o relato de Marina, ela precisou avisar para o lutador que estavam ao vivo para que ele não cometesse o descuido de falar algo indevido.

 

 

Uma característica citada por Izidro durante a palestra foi a proatividade. “Ela é uma das maiores qualidades que um jornalista pode ter. É importante ir atrás, sugerir, não ficar satisfeito e buscar sempre a melhor forma de contar uma história”. A proatividade também é importante na relação com as fontes. “O entrevistado gosta de saber que você sabe o que está falando”. Ao final da palestra, Izidro fez uma dinâmica com os espectadores, simulando a rotina de um jornalista.

 

Após a palestra, houve uma dinâmica para os espectadores. Foto: Gabriel Barros

Após a palestra, houve uma dinâmica para os espectadores. Foto: Gabriel Barros