CARREGANDO

O que você procura

Geral Portal de Jornalismo ESPM RJ

O início da Copa Intercontinental de Basquete

Compartilhar

Reportagem de Maria Eduarda Volta e Yuri Murta

 

A Copa Intercontinental de Basquete da FIBA iniciou ontem, em uma coletiva de imprensa que aconteceu na Arena Carioca 1, local onde será disputada todas as partidas do torneio. A competição terá a participação de quatro equipes, sendo elas: AEK Athens, campeão da Liga dos Campeões da FIBA, Austin Spurs, campeão da Liga de Desenvolvimento da NBA, San Lorenzo-ARG, campeão da Liga das Américas, e o Flamengo, clube anfitrião do evento.

Durante a coletiva de imprensa, os técnicos e capitães dos quatro times falaram da importância da competição e do estilo de jogo de seus oponentes. O italiano Luca Banchi, treinador do AEK Athens, falou que o título da Copa Intercontinental seria de extrema importância para concluir um ciclo vitorioso, após o clube ter passado por anos em crise. “O AEK é um time com muita tradição e história, mas passou por maus momentos e há alguns anos atrás estava disputando a terceira divisão do  campeonato nacional. Graças ao atual presidente, o time pôde voltar a buscar o seu espaço e ser grande de novo. No último ano o clube ganhou dois troféus, a copa da Grécia e a Liga dos Campeões. Estar aqui e ser campeão é a forma mais incrível de fechar um ciclo vitorioso.”

O jogador Jerome Meyinsse do San Lorenzo, que foi campeão do torneio em 2014 quando defendia o Flamengo, ressaltou a importância dessa experiência para ajudar o time na competição. “É uma oportunidade de ganhar o torneio pela segunda vez para mim. O time do San Lorenzo é uma equipe muito jovem, espero poder ajudar meus companheiros com a experiência que vivi aqui em 2014.”

Para Blake Ahearn, técnico do Austin Spurs, a equipe terá uma dificuldade maior, já que tem que se adaptar com as regras da FIBA, uma vez que a G-League, assim como a NBA, joga suas partidas com algumas regras diferentes, como o tempo de partida e número de faltas. “Será um pouco diferente, iremos nos adaptar durante as partidas. Tivemos algumas práticas com as regras da FIBA. Precisaremos de alguns ajustes, mas viemos para jogar e competir duro e espero que nossas habilidades possam tomar conta do jogo.”

Em meio à semana difícil pela qual o Clube de Regatas do Flamengo passou, após o incêndio no Ninho do Urubu que culminou com a morte de dez jovens das equipes das divisões de base do sub-15 e sub-17 do time de futebol rubro negro, o técnico Gustavo de Conti e o capitão Marcus Vieira falaram sobre a reação do time ao acontecimento. “Ninguém se prepara para uma tragédia. Voltar do jogo das estrelas foi a decisão mais fácil a ser tomada porque nós não tínhamos a mínima vontade de estar ali. Fizemos uma reunião e foi unânime que tínhamos que voltar e estar com todos aqui no Rio. Estamos tentando seguir em frente e fazer a nossa parte. Tudo isso é muito triste, principalmente para nós.” disse Gustavo de Conti.

“Passamos por uma semana muito difícil para o povo carioca e o povo brasileiro, mas vamos tentar trazer um pouco de felicidade em meio a tanta tristeza.” respondeu o jogador, que já foi campeão mundial com o Flamengo em 2014 contra o Maccabi Tel-Aviv de Israel.

Os capitães dos quatro times em volta do troféu do torneio.

As semifinais do torneio acontecem hoje, sexta-feira, 15, com o primeiro confronto entre o campeão sul-americano e o europeu, às 18 horas. Logo após o jogo, acontecerá a segunda semifinal entre Flamengo e Austin Spurs, às 21 horas. Os vencedores dos confrontos se enfrentarão na final no domingo, 17, às 18 horas. Antes desse jogo as outras equipes disputarão o terceiro lugar.

 

3 Comentários

  1. Marli Sciammarella Lima 15 de fevereiro de 2019

    Estão de Parabéns pela explícita reportagem Maria Eduarda e Yuri Murta!
    Continuem com esse belíssimo trabalho merecem aplausos.

    Responder
  2. Marcelo 15 de fevereiro de 2019

    Bela reportagem.

    Responder
  3. Rosemary Sciammarella Lima 15 de fevereiro de 2019

    Que reportagem legal!!!
    Imagino a satisfação que você está sentindo, Yuri , neste seu primeiro trabalho!!!Muito bom!!!
    Sucesso sempre!!!
    Bjs???

    Responder

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *