CARREGANDO

O que você procura

Geral

Jornalismo em tempos de espetáculo

Compartilhar

O sequestro de um ônibus parou a ponte Rio-Niterói na manhã de hoje, dia 20 de agosto. O sequestrador manteve, por mais de três horas, 37 reféns sob ameaça de uma arma de brinquedo, um taser (arma de eletrochoque), isqueiro e gasolina. Durante todo o sequestro, o incidente foi transmitido ao vivo pela imprensa sendo acompanhado de dentro do ônibus pelo próprio tomador.

Reprodução: Tv Globo

A cobertura midiática deste e outros casos de sequestros é questionável, pois alguns especialistas acreditam que tais divulgações atrapalham as negociações e logística das operações. A doutora em Comunicação e Cultura, Talitha Ferraz, explica que o jornalismo precisa ter um limite nas coberturas ao vivo, principalmente em tempos de redes sociais. De uma forma geral ela questiona a forma como algumas informações são publicadas, como a localização de um atirador de elite (snipers) no local, “é preciso ter muito cuidado com detalhes de estratégia, avaliar muito bem se devem ser divulgados”, destaca Talitha.

Alexandre Freitas, deputado estadual do partido NOVO concorda. Para ele, a divulgação das informações deve ser controlada. “A transmissão ao vivo em uma ação em curso é complicada. Nunca se sabe quando o criminoso tem acesso à imagem”, explica. 

Ainda segundo Talitha Ferraz, o repórter deve prestar o serviço à população através da informação, respeitando a ética jornalística. Para ela, o profissional “não deve se tornar personagem ou uma ferramenta de recondução do acontecimento”. Em 2008, durante a cobertura televisiva, Sônia Abraão conversou ao vivo com o sequestrador da menina Eloá por cerca de 30 minutos. Para muitos a atitude de Sônia Abraão pode ter contribuído para o desfecho trágico. Para Talitha, “o jornalista não negocia, jornalista não é advogado, não tem essa razão”. 

O jornalista Luiz Edmundo Araújo, que cobriu o sequestro do ônibus “174” e foi responsável pelo perfil do sequestrador, Sandro Barbosa Nascimento, acredita o contrário. Para ele, não há muito o que se fazer quanto à reportagem. Ele diz que o tempo jornalístico tem que acompanhar o tempo do acontecimento, “a polícia tem que estar preparada e saber que vai ter cobertura. Se o caso for resolvido em menor tempo, a cobertura será menor, mas não tem como não ter cobertura”, analisa.

O sequestro do ônibus na ponte Rio-Niterói terminou com o sequestrador morto com seis tiros, e todos os reféns foram liberados.

Reportagem: Ana Júlia Oliveira, Carolina Oliveira, Diana Campos, João Victor Thomaz, Juliana Anjos, Renan Adnet e Yan Lacerda

Próximo