CARREGANDO

O que você procura

Geral

Dá para ser fitness na Páscoa?

Compartilhar

Na Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, realizada pelo Ministério da Saúde , foi registrado que os brasileiros tornaram-se mais saudáveis. Ao aumentar o número de exercícios físicos e com a busca crescente pelo consumo de hortaliças, eles tentam sair de uma estatística que prova que a maioria da população está acima do peso. Mas e na Páscoa? Essas atitudes ainda são comuns?  

A pouca procura por ovos de páscoa fit fez com que lojas do Centro carioca escolhessem não oferecer mais a mercadoria. “Eu, pessoalmente, não acho tão importante esses produtos na páscoa, por ser uma data única, rápida”, conta Júnior Leal, de 44 anos, gerente da loja BioMundo. Ele explica que a relação de custo-benefício do oferecimento de ovos fitness não costuma chamar a atenção da maioria dos clientes, que conseguem encontrar opções mais baratas, ainda que com o chocolate comum, em outros locais. “Acredito que os pais nessa época não se importam tanto de o filho comer uma coisa que não seja fitness, por exemplo”.

No entanto, a busca por alimentos saudáveis durante todos os dias do ano deveria ser um foco para a população, como explica a nutróloga Clarissa Medeiros, de 41 anos. “A maioria das pessoas não consegue manter a dieta, quando deveria se cuidar em relação a ingestão de carboidratos, de chocolate.” Ela diz que apesar dos jovens, atualmente, estarem muito antenados, não são muitos os que  buscam produtos saudáveis. “A maior parte simplesmente aceita os industrializados, por serem de fácil acesso”.

Produção de ovos de Páscoa. // Imagens: AFP

Um grande sucesso dentro da páscoa é o chocolate diet. Ele não substitui produtos orgânicos e saudáveis, e segundo Clarissa não se compara ao chocolate 70% cacau. “As pessoas que querem se cuidar deveriam procurar o chocolate amargo, ele é o que mais ajuda”. Xermonik Cavalcante, de 24 anos, trabalha em uma loja de produtos voltados para o público que tenta manter a dieta. Ainda assim, ela conta que os chocolates que realmente fazem sucesso são os veganos e sem lactose, voltados para um grupo específico. “As pessoas compram chocolates assim porque precisam. Os diet fazem sucesso dentro do grupo daqueles que são comprados por opção”.

Ainda assim, há casos de pessoas que procuram se adequar para poder aproveitar a Páscoa sem culpa. “Na Páscoa vou seguir meu planejamento alimentar e vou escolher uma ou duas refeições para comer o chocolate que tenho vontade”, conta Deisi Muller, estudante de nutrição que regularmente treina musculação.

Reportagem: Bárbara Beatriz Camello, Gustavo Senna, Isabelle Xavier e Matheus Pardellas.

Próximo