O descaso com os hospitais do Rio
Compartilhar
Na semana passada, dia 27 de outubro, ocorreu um incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro. O acidente causou oito mortes e mais de 200 pessoas foram transferidas para outros hospitais. Segundo o Corpo de Bombeiros, a unidade de saúde, que é a maior da rede pública do estado, não possuía certificado de aprovação e já havia recebido duas notificações de infração das normas de segurança.
No entanto, este não foi um caso isolado, o Hospital Badim, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, também pegou fogo em setembro de 2019. A investigação mostrou que os planos de evacuação e de prevenção de incêndio não funcionaram, o que ocasionou o óbito de 23 pessoas.
Para falar mais sobre os procedimentos e protocolos de segurança que os Hospitais devem seguir, o Portal entrou em contato com o médico Diego Janiques, com o técnico de segurança do trabalho Edmundo Lins, e com a delegada responsável pela investigação do incêndio no Badim, Carina Bastos.
Reportagem: Gustavo Vieira, Isabel Tavares, João Manoel Morais, João Pedro Camero, Júlia Araujo, Júlia Pôssas, Mateus Rizzo, Paola Burlamaqui e Ricardo Ferro.
Edição: Bruna Bittar.
Supervisão: Ana Júlia Oliveira e Pedro Cardoso.