CARREGANDO

O que você procura

Geral

19 de março: dia do carpinteiro e do marceneiro

Compartilhar

É celebrado hoje, no Brasil, o dia do carpinteiro e do marceneiro. Esses profissionais trabalham com madeira e a transformam em objetos úteis no dia a dia. O material está presente em diversas moradias do país, o que mostra como esses ofícios são importantes na nossa sociedade. Apesar disso, grande parte da população confunde ou até mesmo não sabe a diferença entre as duas profissões.

O carpinteiro normalmente trabalha com madeira bruta e sua produção é voltada para a construção civil, como telhados, portas e escadas. Esse profissional conhece as diferentes técnicas utilizadas em cada tipo de madeira e trabalha em oficinas ou canteiros de obras. O marceneiro executa tarefas mais voltadas para a confecção e reparação de móveis e objetos decorativos. Em tempos de tecnologia, é um trabalho artístico e artesanal realizado em bancadas apropriadas para o serviço e, muitas vezes, passado de uma geração para outra.

Marceneiro desde os oito anos, Antônio de Pádua começou a aprender a atividade com seu pai. Hoje em dia, é criador do curso de marcenaria no espaço Renovart, em Duque de Caxias. Aos 52 anos, já formou mais de 800 profissionais. O curso conta com especialistas em LIBRAS, tornando os estudos inclusivos para deficientes auditivos. Antônio acredita que a carpintaria está acabando devido às dificuldades de trabalho, mas não vê os mesmos obstáculos para os marceneiros. Ele considera o mercado maravilhoso.

Um de seus alunos, Paulo Cesar Clemente, é um comerciante de 51 anos que decidiu se dedicar à marcenaria. Ele concorda com a visão de Antônio sobre as oportunidades de trabalho: “Estou seguindo como uma segunda função. Vejo como uma possibilidade tremenda, tanto é que eu estou migrando do comércio para essa área.”  Ele está no primeiro módulo do curso e diz que, apesar de ter começado como um hobby aos finais de semana, se encantou com a atividade.

Tanto a marcenaria quanto a carpintaria são muito antigas e não se sabe ao certo quando essas profissões surgiram. Existem registros de móveis de madeira feitos em 2000 a.C. pelo povo egípcio. Elas já existiam também em outras civilizações antigas, como a greco-romana e há indícios das profissões em trechos da bíblia.

A razão de se comemorar o dia do carpinteiro e do marceneiro em 19 de março vem das religiões cristãs, principalmente da católica. O dia de São José é comemorado nessa mesma data e, de acordo com as crenças católicas, esse santo foi carpinteiro durante sua vida. Por isso, se tornou o padroeiro dos carpinteiros.

Madeira sendo trabalhado por estudante. Foto: JONATHAN NACKSTRAND / AFP

Matéria produzida por: Bárbara Canela, Bruna Lima, Carolina Sampaio, Giovanna Villas-Bôas, João Victor Thomaz, Larissa de Oliveira, Renan Adnet e Yuri Murta

Edição: Bruna Lima

Tags: