CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

Conheça Cora, escritora de 19 anos com 6 livros publicados

Compartilhar

O chamado “BookTok”,  grande clube do livro onde jovens criam conteúdo literário, virou uma das maiores categorias do aplicativo Tiktok; só a sua hashtag conta com bilhões de visualizações. Em 2021, a estudante de geografia Cora Menestrelli foi um dos destaques da rede com seu romance “Metanoia”. A escritora já acumula mais de 16 mil seguidores no Instagram, 8.000 avaliações no Skoob e 412 mil menções no aplicativo de vídeo, e conquista novos admiradores a cada lançamento.

Com apenas 19 anos e sua paixão pela escrita, Cora publicou seu primeiro conto, “O que você não vê”, através do serviço por assinatura Kindle Unlimited, programa para leitura de eBooks. Iniciando no mercado independente, a autora conta as dificuldades de se inserir nesse meio: “Apesar de hoje ter a ajuda de uma editora, eu iniciei sozinha, então não sabia o que era preciso fazer para publicar um livro de qualidade. Eu também não tinha esse dinheiro, já que comecei totalmente do zero, então tudo que consegui foi por meio de permuta”. 

Hoje, Cora já possui três livros, dois contos e uma novela publicados, sendo todos com uma temática voltada para o esporte, movida pela vontade de explorar a paixão dos atletas. Além disso, buscando dar voz ao público LGBTQIA+, a autora traz essa representatividade em todas as suas obras: “Para mim, nunca fez sentido limitar os meus personagens a uma vivência tão padrão”, comenta. O livro “Como não ter um encontro”, por exemplo, conta com um personagem principal transsexual, já “Metanoia”, seu maior sucesso, possui dois protagonistas bissexuais. 

Um dos diferenciais da escritora é o “Coraverso”, onde ela relaciona personagens de seus variados livros. Cora gosta de pensar neles como pessoas muito próximas e amigos: “Eu tenho uma dificuldade muito grande de desapegar dos meus personagens, então pensei ‘e se eu colocasse eles para fazer uma participação?’. E foi assim que nasceu o Coraverso”. Essa dinâmica, que faz sucesso nas redes sociais, aproxima os leitores e os convida a conhecer mais do universo literário criado pela autora. 

Para Cora, as redes sociais não são apenas um instrumento de diversão, mas também uma maneira de expandir o seu trabalho. Almejando criar uma relação mais sólida com seu público, ela explica o quanto essas ferramentas são importantes na sua caminhada como escritora: “Se eu não tivesse metade do alcance que eu tenho com as minhas redes sociais e com o público que eu formei, eu não teria os resultados que eu tenho hoje”. 

Cora ainda tem grandes planos para o futuro. Além de estar se preparando para o relançamento de um de seus contos, dessa vez no modelo físico, a autora irá lançar uma antologia no próximo mês ao lado de três amigas escritoras. Depois de todo esse sucesso, Cora pretende continuar profissionalmente no universo da escrita ao qual sempre pertenceu: “Antes mesmo de eu saber escrever, juntar palavras, eu já estava criando histórias”, finaliza.

 

Reportagem: Clara Glitz, Debora Cerkes, Gabriela Abranches, Giovanna Brandimarte, Maria Clara Patrício e Marina Leite

Supervisão: Anna Julia Paixão

Tags:
Artigo anterior
Artigo seguinte

Você pode gostar também

Próximo