CARREGANDO

O que você procura

Geral Sem categoria

BK lança álbum “Icarus” e promove exposição em museu do Rio

Compartilhar

Jxnv$: “O nosso bonde anda de mão dada com a arte, tanto plástica quanto qualquer outro movimento artístico.”

O novo disco “Icarus” do BK já ta na pista e o evento de lançamento levou diversos jovens para o Museu de Arte do Rio, durante os dias 17 a 19 de novembro. Inspirada no mito de Ícaro, da mitologia grega, a exposição gratuita contou com um quadro que continha uma música embedada, além de ser possível enxergar a obra através da tecnologia de realidade aumentada com o celular, a partir de um QR Code.

O álbum “Icarus” é o quarto da carreira do cantor carioca, que, assim como na exposição, se inspirou na lenda da Grécia antiga e buscou trazer o mito para os tempos atuais, de uma forma que cause reflexão sobre os desejos humanos e as consequências da ambição sem fim.

Capa do álbum “Icarus’, de BK / Imagem: Bruna Sussekind

Em entrevista ao Portal de Jornalismo da ESPM Rio, BK conta que a ideia era levar os jovens para um local que seja relacionado à arte e viu no museu a oportunidade perfeita para isso: “Nossa ideia sempre foi trazer mais a galera para a arte. Seja ela de todas as formas. Pela música, pela pintura. Então, foi uma forma de atrair ainda mais o jovem para uma nova experiência. Por isso, unimos o antigo, com a pintura a óleo, com a novidade da realidade aumentada, dando uma interação para todo tipo de público. Fizemos questão de começar essa exposição em um Museu e não em um outro tipo de espaço. Levar o jovem, a molecada da periferia, pessoas de vários lugares para um espaço rico em cultura, sempre foi e sempre vai ser nosso objetivo” explicou.

A exibição reuniu centenas de jovens durante os 3 dias de eventos, além de atrair um novo público para o Museu de Arte do Rio. A recepcionista Gabriela Inácio comentou sobre sua visita à exposição. “Eu gosto muito de museus, mas não vou com muita frequência. Eu decidi ir na exposição do BK porque ele é meu artista favorito. Várias músicas dele me ajudaram em momentos muito difíceis da minha vida, então eu decidi ir em forma de gratidão por tudo que as músicas dele me fazem sentir” contou.

O quadro é uma releitura de “O Voo de Ícaro”, pintada por Jacob Peter Gowy (1636 – 1638). Em parceria com BK, o pintor carioca Nikolas Demurtas foi o responsável por trazer o conceito que o artista queria nesta obra. Nikolas conta que a ideia era trabalhar em cima de uma reinterpretação de um conto antigo de Icarus, e trouxe elementos urbanos com a estética da pintura antiga:  “O álbum mostra a vivência do BK, dando o papo dos pecados da sociedade dos tempos atuais. A busca pelo poder e sucesso pode nos levar ao céu, porém podemos queimar as ‘asas’ com as luzes que queimam do topo” disse Nikolas.

“A queda de Ícaro” – por Nikolas Demurtas / Imagem: @apenastoni

Menos de uma semana após o lançamento, o álbum já conta com mais de um milhão de views no Spotify. Com participações de grandes nomes da música atual, como L7nnon, Marina Sena, Major RD e Luccas Carlos, o lançamento vem sendo aclamado nas redes sociais e consolida o rapper como um dos maiores da cena nacional. Produtor de Icarus e dos outros três álbuns de BK, Jxnv$ comentou sobre sua experiência durante a criação da obra: “o processo criativo do álbum foi legal. Eu comecei a fazer os beats no México, continuei nos Estados Unidos e terminei o projeto aqui no Brasil. Então teve muita coisa que eu peguei durante esse período que eu tava lá. Culturalmente eu estava mais aberto durante esse processo, eu e BK, a gente sabia bem o que a gente queria, tá ligado? No final, foi mais fácil porque era só juntar as peças que a gente já tinha” contou.

BK conta que buscou sair da zona de conforto e atingir novos lugares com esse trabalho que estava sendo pensado desde Cidade do Pecado, último lançamento do artista antes de Icarus. O rapper também aponta que a ideia era de falar de ego, de deslumbramento, fama e as consequências disso. Desta forma, surgiu Icarus, uma forma de relacionar a busca pela ascensão na sociedade moderna com o mito de Ícaro, que voou tão alto em busca do Sol e teve suas asas queimadas pelo calor da estrela.

O álbum Icarus está disponível em todas as plataformas digitais desde o dia 17 de novembro, mesma data que iniciou a exposição. Com 13 músicas e 6 feats, a obra ganhou visualizers (vídeos sem estruturas narrativas, normalmente com imagens em looping) de todas as canções no canal do Youtube do rapper.

Reportagem: Arthur de Castro, David Silva e Renan Schimid

Supervisão: Maria Eduarda Martinez

Foto de capa: Divulgação/Museu de Arte do Rio

Tags:

Você pode gostar também

Próximo