CARREGANDO

O que você procura

Esporte Geral

JUBs Praia 2024: conheça o torneio universitário que acontece no Rio de Janeiro

Compartilhar

Esta semana começaram os Jogos Universitários Brasileiros – JUBs Praia, que reúnem estudantes-atletas de todo o Brasil. Com o início das competições nesta terça-feira (20/08), às 9h, os jogos vão até o dia 26 de agosto com doze modalidades. Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro (FEURJ), o torneio reúne mais de 2 mil pessoas entre 143 instituições de ensino superior de 25 estados e do Distrito Federal. O campeonato acontece nas praias de Botafogo, Copacabana, Barra e na Praça do Ó.

O vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto comentou sobre a importância da realização dos jogos universitários no Rio de Janeiro, após 20 anos: “É um prazer muito grande voltar ao Rio de Janeiro, que é a capital do nosso país no que diz respeito ao turismo, a Cidade Maravilhosa”.

Modalidades

Nesta segunda-feira (19/08), vinte e seis delegações ergueram suas bandeiras sob a luz da Superlua Azul e deram início ao JUBs Praia nas areias de Botafogo. Estrutura principal do evento, a Praia de Botafogo contará com 8 modalidades: beach hand, beach soccer, beach wrestling, beach tennis, cross training, futevôlei, vôlei de praia e vôlei  4×4 misto. As partidas acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. 

Na quinta-feira (22/08), a partir das 7h na Praia da Barra será realizado o surf. As provas femininas e masculinas de natação de águas abertas serão na sexta-feira (23/08), às 8h e 10h, respectivamente, na Praia de Copacabana. Por fim, o basquete 3×3 e o skate tomarão lugar na Praça do Ó, de 9h às 17h, de quarta-feira (21/08) a sábado (24/08). Todo o evento está sendo transmitido pelo canal do YouTube da CBDU.

As entidades estaduais almejam bons resultados. O Presidente da Federação Acadêmica do Amapá, Olivaldo Nunes, destacou a preparação e dedicação de seus atletas que buscam uma boa colocação dentro do JUBs Praia. “Não vamos dizer que chegaremos ao topo, mas a gente vem em busca de uma classificação muito boa”.

A federação do Amapá trouxe atletas de 11 modalidades, entre esportistas de faculdades públicas e particulares. Segundo Olivaldo, a ida de competidores de universidades públicas ocorre por meio de programas de incentivo ao atleta, enquanto os integrantes de universidades particulares buscam patrocinadores para financiar a viagem.

Boulevard dos Atletas

Além de preparar toda a estrutura para o torneio, a CBDU usou boa parte da faixa da Praia de Botafogo para montar um Boulevard para os participantes. Com o objetivo de criar um ambiente relaxante para os atletas no período entre os jogos, o espaço conta com música, estruturas “instagramáveis”, aulas de FitDance, surf mecânico, estande de produtos e distribuição de brindes. Maluf ressalta que o ambiente tem toda a parte de convivência e também apresenta suporte para a área esportiva.

Boulevard dos atletas – Espaço com ativações de marcas que patrocinam o campeonato e diversas atividades. /Foto: Luana Bentes

Atleta peruana de vôlei de praia, Lisbeth Allcca representa a Uninassau de Recife e relata ter grandes expectativas para o torneio: “Nos preparamos muito para essa competição. É meu primeiro JUBs Praia, já tinha participado do JUBs Quadra, então estou muito empolgada, emocionada e feliz de estar aqui. Tomara que dê tudo certo para a gente”.

CBDU

Encarregada pela gestão e a organização das competições e eventos esportivos oficiais entre universitários de todo o país, a CBDU, entidade máxima responsável pela administração do desporto universitário no Brasil, completou 85 anos no último dia 09/08. 

Dois anos após sua fundação por acadêmicos, representantes de Federações Universitárias Estaduais e agremiações reunidas no Rio de Janeiro, a CBDU foi oficializada depois do decreto nº 3.617 ser assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas, em 1941. Bernardinho, Daniele Hypólito, Daiane dos Santos, Arthur Zanetti, Alison dos Santos e Willian Lima são alguns dos grandes atletas que passaram pela história da confederação. 

Após o JUBs Praia, a cidade do Rio de Janeiro também receberá o primeiro Campeonato Mundial Universitário de Praia da história. O evento será realizado na Praia de Botafogo com as modalidades beach hand, beach soccer, beach wrestling e beach volley. Até então, o evento conta com 1.500 participantes de 34 países confirmados.

Reportagem: Davi Medina, Luana Bentes e Yan Fernandes

Texto: Alexandre Hid, Caio Tostes, Pedro Henrique Mello

Supervisão: Duda Reis e Joana Braga

Tags:

Você pode gostar também