CARREGANDO

O que você procura

Geral

Prorrogação da vacina contra a gripe

Compartilhar

A Secretária Municipal de Saúde anunciou nesta quinta-feira a prorrogação do prazo da vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro. O motivo dessa decisão foi a baixa cobertura do medicamento para a imunização no estado. Apenas 57,62% da população recebeu a vacina, quando o público alvo inicial era de 90%.

Para ajudar no alcance, supermercados e estações de BRT e metrô serão postos de vacinação. Atili Muniz, de 72 anos, foi à estação do Largo do Machado para realizar o procedimento. “A vacina é muito importante. A gripe é uma perseguição. Depois da vacina a coisa melhorou muito”, conta. Ele explica que não havia ido na data prevista anteriormente porque estava doente, e ficou com medo dos efeitos colaterais.

Vacinação na estação Largo do Machado// Foto: Matheus Pardellas.

A Fundação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) explica que a vacina ministrada no Rio de Janeiro demora entre duas a três semanas para surtir algum efeito, e que não causa mal ao paciente. A pedagoga Andreia Souza tomou a vacina por precaução. “Sempre vou a essas campanhas, e também incentivo minha família a tomar vacinas. O resultado é muito positivo”.

A infectologista Nathália Velasco, 26 anos, explica que duvidam das vacinas pois as pessoas não enxergam como um procedimento efetivo. “As pessoas acham que não funciona porque só protege apenas contra alguns tipo de vírus. Quando logo depois ficam gripados, é na realidade porque tem outros mil por aí”. Ela também relaciona a queda nas taxas de vacinação com o movimento antivacina.

As doses extras da vacina estarão disponíveis para todos os públicos até o dia 15 de junho, nos postos de saúde cariocas.

Artigo anterior
Artigo seguinte

Próximo