CARREGANDO

O que você procura

Geral

Já é Natal no Rio

Compartilhar

Os enfeites natalinos começam a surgir em lojas e shoppings, as crianças começam a pensar nos brinquedos que querem ganhar e os embrulhos de presentes aparecem com mais frequência. Ainda falta mais de um mês para o Natal, feriado religioso que é comemorado em quase todos os países do mundo.

Os preparativos para o Natal na cidade do Rio de Janeiro já começaram. A formatura dos Papais Noéis, organizada pela Escola de Papai Noel do Brasil, ocorreu ontem, (5), às 10 horas, no Espaço Cultural Trem do Corcovado. A cerimônia contou com a presença de, aproximadamente, 50 Papais Noéis. Todos receberam certificados e logo após uma apresentação de coral, e a entrega de presentes para crianças de instituições assistidas pelo Trem do Corcovado, o grupo subiu em direção ao Cristo Redentor para mais uma cerimônia. 

Alberto Cordeiro, criador da agência Tio Manoel Show, que trabalha com festas, eventos e fotos publicitárias de Papai Noel, conta que a ideia surgiu após a demissão do seu pai que também trabalhava dessa forma. “Criei um site, fiz os cartões de visitas e ele foi entregando pelos comércios onde passava, colégios, creches e assim surgiu a agência.” Atualmente, são oito atores e seis motoristas, noeletes, soldados de chumbo e duendes. 

Sua relação com o público é essencial nesta profissão. O Papai Noel Luiz Carlos Gonçalves, de 62 anos, afirma que sempre busca dar o melhor de si para agradar as crianças. A figura que ele representa carrega um grande significado, pois o Natal é uma época de confraternização. Além de ser o “bom velhinho”, Luiz trabalha com outros projetos ao longo do ano. “Já trabalhava com animação de festas e hoje, faço figuração e sou ator”, acrescenta.

Foto de Luiz Carlos Gonçalves vestido de Papai Noel / Arquivo Pessoal

Neste ano, o varejo brasileiro prevê o maior crescimento de vendas desde 2013 para o período de Natal, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em entrevista com Luciana, que trabalha no Botafogo Praia Shopping, ela disse que os papais noéis são contratados de uma empresa terceirizada. “Muitos shoppings também fazem contato com essa empresa nessa época”, completa.

Reportagem: Beatriz Aguiar, Carol Mie, Maria Luísa Martins, Patrick Garrido e Pedro Cardoso

Próximo