CARREGANDO

O que você procura

Geral

III Semana de Jornalismo ESPM debate jornalismo e liberdade de expressão.

Compartilhar

Jornalismo e Liberdade de expressão será o assunto da última mesa da III Semana de Jornalismo da ESPM, nesta terça-feira, das 18h30 às 19h50m, no auditório da ESPM, no Centro. Quem debaterá o tema tem autoridade de sobra nesta seara: o jornalista Marcelo Auler, que já sofreu censura este ano em seu blog, e a professora da UFF Sylvia Moretzsohn, colaboradora do ObjETHOS, Observatório de Ética Jornalística, e autora dos livros “Jornalismo em ‘tempo real'” e ” Pensando contra os fatos”.

 

Autor do blog do Marcelo Auler, com reportagens investigativas, Auler, que trabalhou mais de 40 anos como repórter em diferentes órgãos de imprensa em várias modalidades – rádio, jornal, revistas e TV – foi obrigado pela Justiça do Paraná a retirar  do ar este ano oito reportagens sobre a Operação Lava Jato que apontavam para irregularidades em sua condução. Além disso, a decisão proibiu o jornalista de publicar outras reportagens que pudessem envolver o delegado autor da ação, o que caracterizou censura prévia.

 

Em notas contra a falta de liberdade de expressão, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)  saíram em defesa do blog, lembrando que a decisão judicial atentava contra a Constituição. Auler, que é vencedor de dois Prêmios Esso, conseguiu reverter a decisão em junho.

 

Sylvia se formou em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez doutorado na mesma instituição. Ela também é autora do livro “Repórter no Volante: o papel dos motoristas de jornal na produção de notícias”, que ganhou o prêmio Folha Memória de 2011. Na obra, de abordagem bastante original, Sylvia analisou a relação entre repórteres de texto e repórteres fotográficos com os motoristas de jornal na apuração e  sugestão de pautas para reportagem. Para tanto, ela entrevistou motoristas e repórteres que atuaram em grandes jornais do Rio de Janeiro entre as décadas de 60 e 90 do século passado.

Excepcionalmente, a última mesa da III Semana de Jornalismo acontecerá no auditório da Rua do Rosário 111 (prédio da pós-graduação).