CARREGANDO

O que você procura

Geral

Expectativas para a final da Libertadores

Compartilhar

A final da Copa Libertadores da América acontecerá neste sábado (23), em Lima, Peru. As equipes finalistas, Flamengo e River Plate, já estão com seus elencos em solo peruano. Cinemas, bares e estádios já se preparam para a transmissão do evento. A maior concentração de torcedores flamenguistas estará no Maracanã, que além de contar com 10 telões espalhados pelo gramado, ainda terá os shows dos rubro-negros Buchecha, MC Poze, DJ Marlboro, Ivo Meirelles e Ludmilla.

As expectativas são grandes por se tratar de um evento inédito. Este ano, pela primeira vez, a final será disputada em apenas uma partida, que pela segunda vez consecutiva será realizada longe da sede de ambos os clubes. Para o jornalista esportivo da UOL, Bruno Braz, a graça do futebol latino sempre foi os espetáculos das torcidas na casa do mandante, porém ele afirma que até o momento está sendo uma experiência bacana. “Em termos de qualidade técnica de jogo, tem tudo para ser uma grande final”, acrescenta.

Anteriormente, a cidade sede da final seria Santiago, no Chile. No entanto, por questões políticas, foi transferida para Lima. Bruno conta que a maior dificuldade de cobertura foi essa mudança, pois toda a logística já feita precisou ser alterada. “A gente tinha todo um planejamento de viagem, hospedagem e até pautas na redação que precisou ser mudado”, diz.

Uma curiosidade a respeito da viagem do time carioca é em relação aos vôos que vão levá-lo e trazê-lo de Lima. O de ida, que partiu ontem, possuía o número 9381, com o final que remete ao primeiro ano em que o time venceu a Libertadores. O da volta, possuirá o número 9719, uma vez que é esperado que eles cheguem ao o Rio com o título.

Para a turismóloga Valéria Volta, o Flamengo é uma nação. Ela sente uma emoção inexplicável de estar em Lima, após 38 anos esperando novamente um título: “Vim através dos Estados Unidos para assistir o jogo e quando cheguei não esperava tanto flamenguista como eu”. Valéria já estava desacreditada de poder assistir ao time do coração de perto. Ela havia tentado comprar os ingressos assim que a venda abriu para sócios torcedores, mas eles esgotaram antes que pudesse efetuar o pagamento. “Fiquei triste, mas para minha alegria meu filho que é sócio do clube participou de um sorteio com 200 ingressos, e o nome dele foi sorteado. Foi uma sensação de alívio e felicidade”, conta.

Enquanto o time brasileiro vem enfileirando diversos resultados positivos, passando pela semifinal com certa facilidade ao golear a equipe do Grêmio em casa, o River Plate teve um pouco mais de dificuldade na semifinal contra o Boca, até mesmo perdendo o jogo de volta. A equipe flamenguista se encontra invicta há 25 jogos, sua última derrota foi no dia 4 de agosto contra a equipe do Bahia pelo Campeonato Brasileiro.

 

Torcedores comprando ingressos para assistirem ao Flamengo no Maracanã.
Foto: Beatriz Aguiar

O torcedor do time argentino, Juan Pablo Gutiérrez, acredita que o Flamengo é o favorito. “É uma grande equipe, e está em um nível fortíssimo de competição. Além disso, creio que é o time latino americano com mais jogadores que já tiveram participação na Europa”. Contudo, ressalta que o River tem um grupo de jogadores com mais experiência em finais internacionais, o que pode ajudar na hora do jogo.

A CONMEBOL estima que 5 bilhões de espectadores vão assistir a esta final, o que equivale a 2 em cada 3 habitantes do mundo. Serão 169 países com transmissões dos jogos ao vivo, além de cruzeiros e vôos internacionais. O time vencedor, ganhará uma vaga no Mundial de Clubes, com início no dia 11 de dezembro.

Reportagem: Bárbara Beatriz Camello, Beatriz Aguiar, Felipe Roza, Larissa Oliveira e Maria Luísa Martins.

Imagem de capa: Divulgação CONMEBOL.

 

Tags:
Artigo seguinte

Próximo