CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

Eleições 2022: emissão do título de eleitor e voto consciente dos jovens

Compartilhar

As eleições de 2022, que acontecerão no dia 2 de outubro, estão se aproximando, e o prazo para a retirada do título de eleitor é até 4 de maio. Embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha viabilizado a emissão do documento por meio do Título Net, há um desinteresse dos jovens eleitores em cumprir seu direito e dever de votar. De acordo com dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral, o número de emissão de títulos é o mais baixo desde que o direito ao voto foi conquistado.

Embora o TSE cumpra seu papel institucional de informar os jovens sobre a importância da participação no processo eleitoral, muitos ainda não se sentem representados, não sabem que têm direito ao voto, ou como proceder para emitir o título de eleitor. A estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Luiza Lotufo, de 16 anos, diz que ainda não emitiu o documento pois não sabia como. Ninguém da minha idade falava nada sobre, daí eu não  me interessava também., afirmou.

Os jovens com 16 e 17 anos apresentam falta de interesse na política e de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, apenas 13,6% de pessoas da faixa etária emitiram o documento. O cientista político, Matheus Leone, afirma que é crucial que haja o engajamento desse grupo no processo eleitoral, para que seja ouvido no âmbito político-social. “A participação dos jovens no processo eleitoral não é só para fazer número, mas também para que essa parcela da sociedade se faça ouvir eleitoralmente e politicamente”, disse o cientista. 

Ele acrescenta que conscientizar cidadãos jovens também é de interesse dos partidos e candidatos, já que buscam eleitores. O propósito maior da disseminação de informações sobre as eleições é o desenvolvimento de uma consciência política e o cumprimento da missão coletiva de fortalecer a democracia. Anna Clara Gomes, estudante do Ensino Médio, de 16 anos, declarou: “Irei votar para exercer meu direito como cidadã e poder efetivamente fazer parte da política.”

COMO EMITIR O TÍTULO DE ELEITOR? 

Recentemente, o TSE facilitou o processo de emissão, agora feito totalmente online por meio do Título Net. As informações necessárias são: Unidade Federativa (UF) de residência, foto com o documento de identificação em mãos, comprovante de residência atualizado e certificado de quitação de serviço militar para homens com mais de 18 anos. Com todos os documentos, basta acessar o site Título Net. Uma vez na página “Título de Eleitor”, é só selecionar a opção “Não tenho” e seguir os passos orientados. 

COMO ESCOLHER O CANDIDATO?

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, alguns dos critérios a serem considerados sobre o(a) candidato(a) são: 

– Checagem de histórico profissional e pessoal;

– Postura ética e moral; 

– Alinhamento de valores entre candidato e cidadão;

– Viabilidade prática de projetos propostos. Para mais informações, acesse o site do TSE, em que há sugestões de sites para auxiliar nessa pesquisa.

 

Equipe: Fabiano Cruz | Isadora Ferreira | Júlia Vianna | Lucas Moll | Lucas Luciano |

Supervisão: Deborah Lopes | Gabriela Leonardi | Juliana Ribeiro

Tags:

Você pode gostar também

Próximo