CARREGANDO

O que você procura

Geral

Brasil recebe campeonato mundial de League of Legends

Compartilhar

Pela primeira vez na história, um torneio internacional de League of Legends será sediado no Brasil. O Mid-Season Invitational (MSI) é o segundo maior campeonato desse esporte eletrônico e é disputado entre as temporadas do verão e da primavera, o que corresponde a metade do ano no hemisfério sul.

Partida de League of Legends |Crédito: Pedro Cunha

 O League of Legends é um jogo eletrônico gratuito que possui um cenário competitivo e por isso é classificado como e-sport. Além disso, o jogo, que foi lançado em 2009, é o mais jogado do mundo: cerca de 1.292.502.456 de jogadores, segundo dados liberados pela Riot Games em 2012.

 Segundo Luca Antunes, jogador amador de 22 anos, o destaque do Brasil internacionalmente vai acarretar em uma melhora para o cenário competitivo nacional, abrindo mais espaço para novos jogadores e mais oportunidades para os que já jogam profissionalmente. Apesar disso, o jovem ainda acha que existe um longo caminho a percorrer para que os times brasileiros consigam chegar no nível das atuais potências, como Europa, China e Coréia do Sul. “Se a gente estiver falando de nível competitivo, das pessoas que realmente ganham dinheiro com isso, eu acho que é uma oportunidade de carreira diferente, com mais infraestrutura. A maioria dos times está começando a receber uma atenção maior, só que, ainda assim, falta um pouco”. No mesmo sentido, Gabriel  Louvado, 19, também jogador amador, diz que essa visibilidade pode acarretar em um maior número de campeonatos no Brasil. “Pode botar os jogadores de League of Legends em evidência, podendo surgir mais campeonatos amadores para buscar jogadores novos”, disse o jovem.

 Segundo a Riot Games, produtora do jogo e organizadora do evento, o torneio será dividido em duas partes. A primeira, a fase de entrada, acontece em São Paulo: foi iniciada na última sexta-feira (28), vai até 6 de maio e terá três rodadas. A primeira será disputada por oito times de regiões menos expressivas, que se dividem em dois grupos, dos quais os vencedores serão classificados para a segunda rodada. Dois times de regiões consideradas mais relevantes estarão esperando nessa rodada pelos dois vencedores da primeira para, então, disputarem uma melhor de cinco jogos. Os times que vencerem sua melhor de cinco estarão aptos a disputar a fase de grupos, enquanto os dois perdedores disputam uma repescagem para completar os três times que jogarão a segunda parte do torneio.

Crédito: Riot Games

Esquema da fase de entrada/ Crédito: Riot Games

Após isso, no Rio de Janeiro,  será disputada a segunda parte do campeonato, na qual os times das três regiões consideradas potências estarão esperando. Esta parte é dividida em duas fases: grupos e eliminatórias. Na primeira, que ocorrerá do dia 10 a 14 de maio, os seis times se enfrentarão em um único grupo para que os quatro melhores avancem. Na segunda, a fase eliminatória, de 19 a 21 de maio, os times restantes disputarão semifinal e final para enfim consagrar um campeão.

Em São Paulo, os jogos acontecem nos estúdios usados para disputar o campeonato brasileiro em Vila Leopoldina. Já a Fase de Grupos, no Rio de Janeiro, ocorrerá no estádio olímpico Jeunesse Arena, Barra da Tijuca.

Os ingressos serão vendidos online pelo site da Livepass e o preço para ver as partidas presencialmente varia de 80 a 120 reais.

Informações sobre os ingressos/ Crédito: Riot Games

Apesar disso, quem não puder comparecer, poderá acompanhar os jogos por transmissão ao vivo na internet em plataformas como Youtube, Azubu e Twitch.

 Treze regiões participarão do torneio – Brasil, China, CEI (leste europeu), Europa ocidental, Japão, Coréia, América latina norte, América latina sul, América do norte, Oceania, Sudeste asiático e Taiwan -, sendo que cada uma delas terá um time representante. Contudo, os times ainda não estão definidos, já que apenas os campeões de cada região são classificados e os torneios ainda estão em andamento.

Tags:

Você pode gostar também