CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

Encontro Internacional da Democracia e Igualdade

Compartilhar

Na última quarta-feira, dia 30, o Portal cobriu o “Encontro Internacional Democracia e Igualdade”, realizado na UERJ. O evento contou com a participação do ex-presidente e pré-candidato à presidência da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ex-presidenta Dilma Rousseff e outras lideranças europeias e sul-americanas. A expectativa da plateia era tanta que, desde às 16h, as arquibancadas da Concha Acústica Marielle Franco estavam lotadas, embora o painel com o ex-presidente Lula só tenha começado por volta das 17h40.

 

Durante o encontro, estiveram presentes diversas figuras políticas, como a vereadora Tainá de Paula, que concedeu uma entrevista ao Portal, onde ela falou sobre a importância de um evento dessa magnitude para os jovens eleitores. Além dela, outros dignitários discursaram e demonstraram seu apoio ao pré-candidato, como o atual presidente da Argentina, Alberto Fernandes, que mandou uma mensagem por vídeo.

O primeiro a discursar foi o agora ex-reitor da UERJ, Ricardo Lodi, que anunciou durante seu discurso a sua renúncia do cargo com a intenção de participar do “projeto de recuperação do país”. O professor Mário Sérgio Alves Carneiro foi quem assumiu o posto, tornando-se o 21º reitor da faculdade. De acordo com informações dadas por fontes presentes no evento, Ricardo vai lançar sua campanha para Deputado Federal pelo Partidos dos Trabalhadores (PT). 

Na vez de Dilma, ela defendeu principalmente a soberania da Petrobras: “Nós não vamos deixar a Petrobras ser entregue para as grandes empresas internacionais”. Essa fala reflete o momento que vive a estatal brasileira, onde refinarias estão sendo privatizadas com o apoio do atual presidente Jair Bolsonaro. 

Durante seu discurso, Lula apresentou fortes críticas a Bolsonaro. Entre elas, falou do fato de ele utilizar a bandeira brasileira e a camisa da seleção como se fossem de seu partido. Ao longo de todo o evento, o público seguia bastante eufórico e animado, mostrando que era nítido como fez falta a realização desses grandes acontecimentos políticos durante a quarentena causada pela Covid-19.

“A bandeira brasileira e as cores verde e amarela não são desse fascista.” – Luiz Inácio Lula da Silva.

Equipe: Fabiano Cruz, Lucas Moll, Maria Eduarda Martinez e Vitor Cunha

Supervisão: Gabriela Leonardi e Mateus Rizzo

Tags:

Você pode gostar também