CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

A premiação do Festival Beta de Cinema da ESPM-Rio acontecerá nesta quarta-feira (7)

Compartilhar

A 3° edição do Festival Beta de cinema universitário acontece nesta quarta-feira (7) na ESPM – Villa Aymoré, na Glória, Rio de Janeiro. Foram 170 obras inscritas de todos os estados do país.  A cerimônia de premiação começa às 18:30 e será aberta ao público, sujeita a lotação. O evento completo também será transmitido no Instagram do festival.

A terceira edição do evento, a primeira presencial após a pandemia de covid-19, teve aumento de cerca de 70% no número de inscrições desde sua primeira edição. Foram 170 obras, de 61 universidades, de 16 estados, mais o Distrito Federal. O prazo de inscrição se encerrou no dia 21 de agosto e todos os filmes aprovados pela curadoria foram exibidos e estarão elegíveis aos prêmios.

“O Beta foi criado para ser um festival plural e um espaço relevante para a produção universitária, como forma de contribuir para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro”, disse Pedro Curi, coordenador do curso de cinema na ESPM-Rio. “É muito bom ver que ele cresceu e tem alcançado cada vez mais gente e filmes de diferentes lugares do país, a partir do esforço e do trabalho dos estudantes da faculdade”, finalizou Pedro.

O Festival Beta é organizado e produzido por estudantes da ESPM-Rio, com apoio de professores e dos núcleos acadêmicos. O objetivo é promover e dar visibilidade à produção audiovisual dos estudantes brasileiros. 

A primeira edição, em novembro de 2019, ocorreu no histórico Cinema Odeon, na Cinelândia, com 52 obras audiovisuais vindas de três estados brasileiros e concorrendo em 17 categorias. Já a segunda, em outubro de 2021, ocorreu de forma remota devido a pandemia de covid-19. Ela foi transmitida diretamente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com 101 obras audiovisuais de 37 instituições de ensino de 15 estados do Brasil.

As categorias premiadas

A cerimônia de premiação ficará sob a responsabilidade da Comissão Julgadora, que será constituída por cineastas, artistas, especialistas na área e pesquisadores.

Serão premiadas as categorias: videoclipe; direção; arte; cartaz original; fotografia; roteiro; som; trilha sonora original; montagem; efeitos especiais; filme publicitário; atuação; prêmio Beta Crucis (melhor obra sobre representatividade e direitos humanos); além de uma categoria Filme Júri Popular, na qual o público vota e elege a melhor obra audiovisual em exibição.

Como foi o processo de inscrição

Puderam ser inscritos no Beta obras audiovisuais de curta-metragem, não-seriada, com duração mínima de 60 segundos e máxima de 20 (vinte) minutos, finalizados a partir de janeiro de 2019 e realizados por equipe formada em sua maioria por estudantes de graduação dos cursos de Audiovisual, Cinema, Vídeo, Rádio e TV, Estudos de Mídia, Multimeios, Produção Cultural, Artes e Comunicação Social. 

O gênero e temas das obras visuais participantes são os seguintes: Filme de Ficção; Filme Documentário; Filme Experimental; Filme de Animação; Filme ESPM Rio (exclusivo para alunos da ESPM); Filme Rio de Janeiro; Filme de Quarentena (melhores obras feitas dentro de casa, com equipe reduzida durante o isolamento social); e Filme Ensino Médio.

Para mais informações, acesse as redes sociais do Festival Beta:

 

Reportagem: Isadora Ferreira

Supervisão: Lucas Luciano

Tags: