CARREGANDO

O que você procura

Geral

Qual o próximo destino dos Instagrams de viagem?

Compartilhar

Com o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a utilizar mais as redes sociais, servindo como válvula de escape. De acordo com dados divulgados pela Kantar, o Facebook, Whatsapp e Instagram tiveram um crescimento de 40% no início da quarentena, compreendendo em um maior engajamento para os Criadores de Conteúdo e Influencers. Porém, os perfis no Instagram voltados para assuntos de viagem estão com um grande desafio nesse período: como criar um conteúdo de qualidade se sair de casa ainda não é recomendável? Como eles estão sobrevivendo em meio ao isolamento social?

Pelo fato de muitos países não estarem recebendo brasileiros por conta da falta de controle do vírus, muitas pessoas deixaram de consumir esse tipo de conteúdo. “Já que muitos precisaram cancelar suas viagens, tiveram problemas com companhias aéreas ou com as próprias agências de viagem, houve uma evasão muito grande de seguidores”, disse Juliana Muniz, do @perrengues.de.viagem. 

O mesmo foi observado por Michel Zocatelli e Renata Romano quando o assunto é perda de seguidores. “Definitivamente diminuiu, justamente pelo fechamento das fronteiras e as viagens que foram adiadas”, comentou o dono do blog e Instagram Disney De Novo, voltados para assuntos dos parques temáticos da Disneylândia. Eles ainda apontam como um dos principais motivos o fechamento da fronteira entre os Estados Unidos e o Brasil. 

A perda de seguidores obrigou os donos dos perfis a se adaptarem a novos formatos e conteúdos, como o casal que está aproveitando o período de isolamento social para se atualizar sobre os destinos Disney e para mostrar como fazer um bom planejamento de  viagens. “Se o momento não é de cortar árvore, vamos ficar afiando machado, então.”, relatou. 

A saída de Cecília Hees Antunes, do Instagram @cicihees, voltado para intercâmbios, foi usar conteúdos antigos que tinha guardado. Além disso, Cecília está buscando outro tipo de assunto e pretende lançar um e-book sobre como planejar um intercâmbio do zero em novembro. Ao mesmo tempo, ela espera ganhar mais engajamento de maneira mais orgânica e já está trabalhando nisso “Eu queria trazer um conteúdo muito bom, para conseguir ter um engajamento melhor com a minha audiência e que assim eles possam me recomendar, compartilhar as coisas que eu coloco”, revelou. 

Angie também fez mudanças que agradaram e aumentaram seus seguidores, ela tem um canal chamado “Apure Guria!” e também posta dicas em seu perfil @apureguria no  instagram. “Descobri novos públicos e testei novos formatos como vídeos de gastronomia e de notícias que ninguém fala, tipo tráfico humano e refugiados. A galera gostou da mudança e vou mantê-la.”, disse ela.

Apesar de terem relatado todas essas dificuldades, os donos dos Instagrams de viagem ainda tentam passar uma mensagem de esperança para quem os acompanha. “Os sonhos a gente pode até adiar, mas cancelá-los, jamais”, revelou Michel Zocatelli do @disney_de_novo_blog

Reportagem: Letícia de Lucas e Paola Burlamaqui

Supervisão: Patrick Garrido

Tags:
Artigo anterior
Artigo seguinte

Você pode gostar também

Próximo